TRUE

Latest Posts

TRUE
{fbt_classic_header}

Últimas Notícias:

latest

Destaque TOPO - Campanha CLDF - DENGUE

Criançada recebeu reforço vacinal neste sábado no Zoológico de Brasília

Vacinação no Zoológico traz prevenção contra gripe, covid e outras doenças Secretaria de Saúde realiza ações externas aos sábados para ampli...

Vacinação no Zoológico traz prevenção contra gripe, covid e outras doenças

Secretaria de Saúde realiza ações externas aos sábados para ampliar a cobertura vacinal no DF

Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

Os irmãos Antônio e Tiago com a mãe, a professora Adriana Deveza, aproveitaram para colocar a vacinação em dia e ainda aproveitaram o passeio gratuito no Zoológico de Brasília | Foto: Humberto Leite/Agência Saúde-DF

Aos 11 anos de idade, o Antônio Henrique Deveza se orgulha de tomar vacina sem soltar uma lágrima: “Em mim não dói nada!”. Ele recebeu o reforço contra a covid-19 na ação externa realizada pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) neste sábado (22) no Zoológico de Brasília. Já o irmão dele, o Tiago, precisou do consolo do Zé Gotinha para receber nada menos que cinco imunizantes: de gripe, covid-19 e três do calendário vacinal, todas previstas para o menino de quatro anos. Bom para a mãe deles, a professora Adriana Deveza, de 38 anos, que aproveitou a entrada gratuita para garantir a proteção dos seus e dela mesma, que recebeu o reforço da bivalente contra a covid-19. “Eu vi no Instagram e pensei que era a oportunidade de vacinar. E ainda ganhamos o passeio!”, conta.

“Esse tipo de ação é muito efetiva. A gente se planeja com antecedência para manter as unidades abertas ao mesmo tempo” Leyla Campos, enfermeira

Das 9h às 17h, até quem só está de passagem por Brasília pode aproveitar a facilidade. Foi o caso do dentista Alexandre Brandão, de 47 anos, que mora no Ceará e passa férias no DF. Ele recebeu vacinas contra a gripe e tétano. “Quanto mais fácil tiver esse acesso, melhor para as pessoas se vacinarem”, elogiou.

A enfermeira Leyla Campos, responsável técnica da vacinação, destaca o planejamento da Secretaria de Saúde para realizar a vacinação fora de sua própria estrutura. “Esse tipo de ação é muito efetiva . A gente se planeja com antecedência para manter as unidades abertas ao mesmo tempo”, explica. Foram mobilizados 25 servidores de unidades básicas de saúde, cinco estagiários e cinco funcionários da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) para acolhimento da população, verificação de documentos, aplicação e até entretenimento das crianças.

A servidora destaca a importância de levar o cartão de vacina para que a equipe possa identificar quais imunizantes são necessários. Caso a pessoa não tenha o documento, serão feitas consultas ao sistema de registro e emitido um novo cartão. “O importante é que venham. A gente aproveita para ver todas as vacinas atrasadas”, afirma.

Além do Zoológico, no sábado a Secretaria de Saúde também montou locais de vacinação no Águas Claras Shopping e no Boulevard Shopping, na Asa Norte. Foram enviadas equipes ainda para o supermercado Fort Atacadista do Sol Nascente, o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) do Recanto das Emas e para a Escola Jardim dos Ipês, em Planaltina. O site da pasta traz semanalmente os locais de vacinação aos sábados e a lista dos pontos de atendimento de segunda a sexta-feira.

*Com informações da SES-DF


Nenhum comentário

Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!

Oferecimento Tribuna do Brasil & Agência Brasil