TRUE

Latest Posts

TRUE
{fbt_classic_header}

Últimas Notícias:

latest

Destaque TOPO - Campanha CLDF - DENGUE

Projeto Brincar resgata a importância da brincadeiras para o desenvolvimento infanto-juvenil

  Profissionais da Educação se preparam para a Semana Distrital do Brincar Professores, pedagogos, monitores e coordenadores participaram, n...

 

Profissionais da Educação se preparam para a Semana Distrital do Brincar

Professores, pedagogos, monitores e coordenadores participaram, nesta terça (16), do Encontro de Vivências do Projeto Brincar e receberam sugestões de brincadeiras que podem ser feitas com os estudantes

Agência Brasília* | Edição: Claudio Fernandes

“A essência da educação infantil é o brincar”. Com essa frase, a diretora de Educação Infantil da Secretaria de Educação (SEE), Beatriz Oliveira Costa, definiu a importância da Semana Distrital do Brincar, que terá como tema “Identidade e diversidade na educação infantil. Eu sou assim, e você, como é?”. O evento será realizado entre os dias 22 e 26 nas escolas da rede pública.

“A Semana Distrital do Brincar busca resgatar o sentimento de que a brincadeira é o ponto forte da educação infantil” Beatriz Oliveira Costa, diretora de Educação Infantil da Secretaria de Educação

Na manhã desta terça-feira (16), durante o Encontro de Vivências do Projeto Brincar, na Escola Parque da 313/314 Sul, cerca de 170 professores, pedagogos, monitores e coordenadores receberam sugestões de brincadeiras que poderão ser feitas com os estudantes durante a Semana Distrital do Brincar.

“O evento [Semana Distrital] busca resgatar o sentimento de que a brincadeira é o ponto forte da educação infantil”, explicou Beatriz Oliveira. Segundo ela, não há atividade desenvolvida na educação infantil que não seja pela brincadeira. “Às vezes, o educador, nas atividades do dia a dia, esquece o brincar com as crianças e fica muito mecânico. Há uma série de oportunidades dentro da escola que se pode aproveitar. Há um mundo imaginário que devemos resgatar”, completou.

Professores receberam sugestões de brincadeiras que podem ser trabalhadas com os alunos | Foto: André Amendoeira/SEE

O coordenador pedagógico Igor Leonardo Santos Ferreira disse que o Encontro de Vivências “é uma forma de aprender novas práticas pedagógicas e de auxiliar os professores nessa dinâmica com as crianças, sempre pensando no brincar da melhor maneira e buscando formas de adequar às crianças o que é orientado no currículo em movimento”.

O momento foi marcado por muita brincadeira e informação sobre o brincar como direito da criança. Durante o evento, foram propostas atividades lúdicas para envolver crianças, familiares e educadores. A ideia é levar novas práticas e conhecimento às unidades de ensino infantil para que sejam desenvolvidas ao longo de todo ano escolar, e não apenas durante a Semana do Brincar.

“Os profissionais tiveram vivências de brincadeiras que podem ser trabalhadas com os alunos, além de terem experimentado o prazer de estar brincando como se fossem crianças”, ressaltou a diretora de Educação Infantil da Secretaria de Educação.

No espaço onde foi desenvolvida a atividade, crianças observavam, curiosas, os adultos brincando. Isadora Oliveira Ramos, 10, estudante da rede pública, ficou de olho nas brincadeiras. “Na escola, eu gosto de brincar e de estudar. Eu gosto de brincar de polícia e ladrão, e também de pique-esconde. De matéria, eu gosto de matemática. E, quando eu for adulta, quero ser lutadora e professora de creche”, disse a pequena.

Sobre a Semana do Brincar

A Semana do Brincar é uma campanha para a sensibilização da sociedade sobre a importância do brincar na infância. Todos os anos, ocorre em torno de 28 de maio, data consolidada em 1998 como o Dia Internacional do Brincar.

No Distrito Federal, a Semana do Brincar foi instituída pela Lei Distrital nº 13.257/2016, e, desde então, é realizada todos os anos, no período de 22 a 26 de maio, nas unidades que ofertam a educação infantil.

*Com informações da Secretaria de Educação


Nenhum comentário

Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!

Oferecimento Tribuna do Brasil & Agência Brasil