TRUE

Latest Posts

TRUE
{fbt_classic_header}

Últimas Notícias:

latest

Destaque TOPO - 1200x250 - Colégio Objetivo

Dia Mundial de Higiene das Mão é celebrado nas UPAs do DF

  IgesDF alerta profissionais de saúde sobre a importância de limpar as mãos Dia Mundial de Higiene das Mãos, lembrado dia 5 de maio em todo...

 

IgesDF alerta profissionais de saúde sobre a importância de limpar as mãos

Dia Mundial de Higiene das Mãos, lembrado dia 5 de maio em todo o mundo, será celebrado em unidades hospitalares do DF

Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

O IgesDF promove ações de conscientização entre os colaboradores para alertar sobre a importância da higienização das mãos no ambiente hospitalar. Nesta quarta-feira (4), durante o ciclo de atualizações em saúde do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), foi abordada a temática do Dia Mundial de Higiene das Mãos. A data é celebrada mundialmente na sexta (5), quando o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) realizará ação educativa.

O HBDF aproveitou a realização do ciclo de atualizações em saúde para abordar a higienização das mãos. O objetivo é atualizar os colaboradores acerca das práticas de saúde e segurança do trabalho. Cerca de 275 pessoas participaram da ação, que contou com dinâmicas e entrega de panfletos.

Bruno Sarmento, gerente-geral do HBDF, elogiou a iniciativa. “Queria agradecer por essa iniciativa da nossa comissão de controle de infecção hospitalar (CCIH), por meio do doutor Júlival Ribeiro, coordenador do núcleo de controle de infecções do HBDF, e ao corpo técnico da CCIH, aos enfermeiros e infectologistas”, disse. “Na correria do dia a dia, entre um paciente e outro, infelizmente corremos o risco de veicular bactérias multirresistentes para outro paciente. A mensagem que deixo é que continuem de forma incansável, implementando a cultura de higienização das mãos no ambiente de trabalho”, alertou.

Ribeiro ressaltou, ainda, a necessidade de criação de uma cultura voltada para a segurança do paciente: “Esse ato simples que salva vidas é muito importante para prevenir infecções e a disseminação de bactérias multirresistentes.”

“Os vídeos são mais uma ação para a conscientização dos profissionais que já mostram resultados, como a diminuição de infecções” Emanuela Ferraz, diretora da Diep

Uma das dinâmicas utilizadas foi uma caixa de luz ultravioleta para a identificação de resíduos e sujeira. “A pessoa passa o álcool e, com a luz negra interna, a parte colorida mostra onde está higienizado. Onde não estiver colorido, o álcool não alcançou”, explicou a enfermeira do HBDF, Thais Catarina Rodrigues Louro Nogueira.

O HBDF também transmite diuturnamente vídeos com tutoriais educativos de higienização e paramentação, produzidos especialmente para os profissionais de saúde, em televisores nos corredores dos centros cirúrgicos. “Há seis meses, iniciamos algumas ações com foco na higienização correta, retirada dos adornos e perfeita paramentação dos profissionais, que já se refletem na redução das taxas de infecção hospitalar nas áreas de neurocirurgia, cirurgia cardíaca e de ortopedia. Algumas taxas chegaram a cair 10%”, destacou o chefe do centro cirúrgico do HBDF, Alexandre Jorge. Os vídeos foram produzidos pela diretoria de inovação, ensino e pesquisa (Diep) do IgesDF. “Os vídeos são mais uma ação para a conscientização dos profissionais que já mostram resultados, como a diminuição de infecções”, disse a diretora da Diep, Emanuela Ferraz.

Ação educativa no HRSM

A correta higienização das mãos é básica e fundamental em todo o ambiente hospitalar | Foto: Davidyson Damasceno/IgesDF

Em alusão ao Dia Mundial de Higiene das Mãos, o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) realizará na manhã desta sexta-feira (5) ação educativa para os colaboradores. “Neste ano, o lema da campanha é Acelere a ação conjunta. Salve vidas – higienize suas mãos“, explicou a chefe do núcleo de controle de infecção hospitalar, Jéssica Nunes Neves. “Esse tema nos traz a reflexão da necessidade do envolvimento das equipes multiprofissionais e suas lideranças para o fortalecimento dessa prática nos serviços de saúde”, acrescentou.

Rodrigo Conti, diretor de atenção à saúde do IgesDF, reforça a importância de medidas de prevenção: “Vale a máxima de que é melhor prevenir do que remediar. A correta higienização das mãos é básica e fundamental em todo o ambiente hospitalar. Ações como essas que conscientizam os trabalhadores e reforçam a sua importância são fundamentais. É por isso que existe um dia dedicado a essa causa em todo o mundo.”

*Com informações do IgesDF


Nenhum comentário

Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!

Oferecimento Tribuna do Brasil & Agência Brasil