TRUE

Latest Posts

TRUE
{fbt_classic_header}

Últimas Notícias:

latest

Destaque TOPO - Campanha CLDF - DENGUE

Casos positivos de Covid-19 continuaram em alta durante o carnaval, aponta levantamento da Dasa

Taxa de positividade em todas as unidades da rede aumentou 20,2% na semana do carnaval. São Paulo apresentou aumento de 11,6%, enquanto Rio ...

Taxa de positividade em todas as unidades da rede aumentou 20,2% na semana do carnaval. São Paulo apresentou aumento de 11,6%, enquanto Rio de Janeiro registra aumento de 31,5% nas taxas


24 de fevereiro de 2023 - Levantamento realizado pela Dasa, maior rede de saúde integrada do Brasil, revela que os índices de positividade para Covid-19 nas mais de mil unidades da rede manteve tendência de alta durante o carnaval. Na média nacional, considerando a semana de 17 a 23 de fevereiro, a taxa de positividade atinge 23,85 %, aumento de 20,2% em comparação com a semana anterior aos festejos (10 a 16 de fevereiro).

Na semana de 17 a 23 de fevereiro, o índice de positividade para Covid-19 no estado de São Paulo registrou 28,08%, sendo 11,6% maior do que a taxa da semana de 10 a 16 de fevereiro, quando atingia 25,14%. No Rio de Janeiro, considerando as mesmas semanas, o aumento é de 31,5% nas taxas (19,19% antes do carnaval contra 25,24%, na última semana). A região Nordeste, por sua vez, apresentou aumento de 3 pontos percentuais na taxa de positividade, passando de 4,57% para 7,16%, sempre comparando a semana do carnaval com a anterior. 

A região Sul e o Distrito Federal, até o momento, mantém estabilidade nos índices de positividade para a doença, registrando 14,48% e 6,67%, respectivamente. 

Desde a última semana de janeiro, a variante XBB do coronavírus se tornou predominante nas amostras positivas para Covid-19 coletadas nos laboratórios da Dasa nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

A XBB se sobrepõe agora às variantes BQ.1 e BA.5, sendo que esta última (em companhia da BA.4) vinha dominando as amostras sequenciadas pelo Genov, projeto de vigilância genômica do coronavírus mantido pela Dasa, desde junho de 2022.
 
“Considerando as aglomerações ocorridas durante o carnaval e as características da variante XBB, agora predominante no país, é bastante provável que as taxas de positividade sejam maiores nas próximas semanas”, analisa José Eduardo Levi, coordenador do Genov e superintendente de pesquisa, desenvolvimento e novos produtos da Dasa.

Com informações de Pollyana Cabral - Assessoria de imprensa Dasa Centro-Oeste

FONTE: DASA CENTRO-OESTE | EDIÇÃOTRIBUNA DO BRASIL

Nenhum comentário

Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!

Oferecimento Tribuna do Brasil & Agência Brasil