TRUE

Latest Posts

TRUE
{fbt_classic_header}

Últimas Notícias:

latest

Destaque TOPO - Campanha CLDF - DENGUE

TBR | Vazamento em gasoduto tem indícios de "Sabotagem" russa, segundo artigo

Sabotagem do gasoduto Nord Stream é provavelmente chantagem russa Artigo diz que Moscou é a única a se beneficiar do vazamento de gás, ao me...

Sabotagem do gasoduto Nord Stream é provavelmente chantagem russa
Artigo diz que Moscou é a única a se beneficiar do vazamento de gás, ao menos indiretamente. E isso deve levar o Ocidente a ampliar suas defesas

Este artigo foi publicado originalmente em inglês no site da rede alemã Deutsche Welle
Por Miodrag Soric

O Kremlin rejeitou com indignação as alegações de que a Rússia estava por trás da sabotagem do oleoduto no Mar Báltico. Assim como Vladimir Putin também afirma que a Rússia não iniciou a guerra na Ucrânia. Ou que seu país não está atacando alvos civis lá.

Putin também chamou a acusação de que Moscou está usando a energia como arma de “um monte de bobagem”. Mesmo antes do ataque à Ucrânia, tanto Putin quanto seu ministro das Relações Exteriores, Sergey Lavrov, descartaram qualquer alegação de tal intenção e classificaram isso como especulação maliciosa. Agora, parece que todos no leste da Ucrânia que participaram de seus falsos referendos são a favor da anexação russa. A lista de mentiras é interminável.

Onde está a compostura da Rússia?

Mesmo que o governo russo esteja agora negando qualquer responsabilidade pelos “incidentes” no Mar Báltico, é provável que ninguém leve isso a sério. A liderança atual há muito perdeu qualquer vestígio de credibilidade. O que resta é o medo de perder o poder – a perspectiva de perder a guerra contra a Ucrânia e ser responsabilizado por seus crimes. Medo que se manifesta em fanfarronice histérica e ameaças selvagens dirigidas ao Ocidente. Se a Rússia tem tanta certeza da vitória contra o mundo civilizado, onde está sua compostura?

Gasoduto é alvo de disputa política entre a Rússia e a UE (Foto: Pjotr Mahhonin/Wikimedia Commons)

As coisas dificilmente estão indo de acordo com o plano no campo de batalha. Pelo contrário. Embora pequeno em comparação com o poder da Rússia, um exército altamente motivado está atualmente derrotando o aparato militar de Moscou. O mundo inteiro – incluindo a China – está assistindo.

As ações de Putin infligiram danos duradouros à autoridade russa: se os militares russos já são superados pelos soldados ucranianos, quanto mais pelos chineses, turcos ou qualquer outro? A ambição de longa data de Putin de que a Rússia seja vista em pé de igualdade com os Estados Unidos, pelo menos militarmente, desapareceu em uma nuvem de fumaça no leste da Ucrânia.

Quem se beneficia?

Como levará semanas até sabermos mais sobre o que ou quem estava por trás da sabotagem do Nord Stream, tudo o que podemos fazer neste momento é especular. Quem se beneficia com este ato? Certamente não a Europa. Nem, aliás, os EUA. Afinal, os americanos alcançaram seu objetivo assim que Putin atacou a Ucrânia. Graças à agressão da Rússia, o gasoduto Nord Stream 2 – outrora um pomo de discórdia transatlântico – foi reduzido a sucata de metal definhando no fundo do mar.

A Europa agora está fazendo todo o possível para reduzir o fornecimento de matérias-primas da Rússia – a zero, se possível. Apesar de algumas dificuldades iniciais, os países da Europa sem dúvida terão sucesso. Uma coisa é certa: economicamente, eles vão pagar um preço alto. Eles verão sua prosperidade diminuir. Mas eles certamente vão se recuperar.

A Rússia não produz nada comercializável

Em contraste, as coisas dificilmente poderiam ser piores para Moscou. A venda de matérias-primas é o sustento da Rússia – especialmente para a Europa através de seus gasodutos. Do que os russos devem viver se o Ocidente não comprar seu petróleo, gás, ouro, níquel e outras matérias-primas – mesmo que seus preços sejam mais baixos do que no mercado global? A Rússia não produz nada que possa vender no exterior. O governo de Putin passou 20 anos provando que é incapaz de modernizar a economia doméstica.

Com o fim deste inverno, as perspectivas econômicas da Rússia serão sombrias: a Europa comprará gás GNL dos EUA, Noruega, Catar e outros. O petróleo é abundante no norte da África e em muitos Estados árabes. A alardeada reorientação de Moscou na direção dos mercados asiáticos levará décadas. Não é preciso ser um gênio para ver que esse objetivo tão alardeado é pouco mais que um sonho.

Chantagem, a única saída da Rússia

Então, o que a Rússia pode fazer? Tente mais uma vez chantagear o Ocidente! A Rússia foi provavelmente a responsável pelos ataques aos seus próprios oleodutos da Gazprom. Mas a mensagem para a Europa é: da próxima vez, podem ser da Noruega à Polônia ou da África à Itália – os submarinos de Moscou podem atacar em qualquer lugar!

Em última análise, o Ocidente não deve e não pode permitir-se ser chantageado. A Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) não está indefesa. A defesa da infraestrutura crítica é apenas mais uma razão para aumentar drasticamente os orçamentos de defesa dos países ocidentais. No mínimo, permitiria que seus navios de guerra e submarinos mantivessem uma presença mais forte no Báltico, no Atlântico Norte e no Mar Negro.

FONTE: AREFERENCIA.COM | EDIÇÃO: REDAÇÃO GRUPO M4

UMA MARCA DO GRUPO

*CURTA A NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK, SIGA-NOS NO INSTAGRAM E TWITTER, COMPARTILHE AS NOSSAS PUBLICAÇÕES*

*Instagram* - https://www.instagram.com/tribunadobrasil/

*Facebook* - https://web.facebook.com/tribunadobrasil.BR/

*Twitter* - https://twitter.com/tribunabrasilBR

*e-Mail*: grupoM4.contato@gmail.com

#brasil #brasilia #riodejaneiro #saopaulo #ceara #bahia #minasgerais #riograndedosul #riograndedonorte #santacatarina #jornalista #andersonmiranda #noticias #grupom4 #comunicacao #producao #publicidade #tribunadobrasil #tribunadodf #alobrasilia #daquidf #eixonacional #deputadosesenadores #prefeitosevereadores #entendercondominio #folhadodf #informaconcurso #jknoticias #jornaldoentorno #maisaguasclaras #opasquimdobrasil #pautanacional  #consultarimoveis #jornalismo

Nenhum comentário

Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!

Oferecimento Tribuna do Brasil & Agência Brasil