TRUE

Latest Posts

TRUE
{fbt_classic_header}

Últimas Notícias:

latest

Destaque TOPO - 970x250 - Colégio Objetivo

TBR | SADC realiza evento na Embaixada da África do Sul por ocasião da transmissão de posse da presidência da organização

SADC promove evento simbólico de transmissão do cargo e posse da nova presidencia da organização O evento oficial ocorreu na capital congolê...

SADC promove evento simbólico de transmissão do cargo e posse da nova presidencia da organização
O evento oficial ocorreu na capital congolêsa com os chefes de Estado do Congo e de Malawi.

Representantes dos países africanos e autoridades brasileiras presentes | Foto: Anderson Miranda - Tribuna do Brasil

Foi realizado neste final de semana (17), na Embaixada da África do Sul em Brasília, um evento simbólico exclusivo para a transmissão do cargo e posse da nova presidência do SADC, representados pelos representantes das missões diplomáticas, o Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário SE o Sr. Levi Njombole Nyondo da República do Malawi, sendo transmitido para o Encarregado de Negócios Sr.  Jean Pierre Yodi kasongo da República Democrática do Congo.

Convidados | Foto: Anderson Miranda - Tribuna do Brasil

O evento oficial foi realizado em Kinshasa, capital da República Democrática de Congo, pelos chefes de estado dos dois países no dia 15 de agosto de 2022, e concomitante é celebrada a mesma cerimônia em todas as demais missões diplomáticas espalhadas pelo mundo.

A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral existe desde 1992, a partir da transformação da SADCC (Southern Africa Development Co-ordination Conference ou Conferência de Coordenação para o Desenvolvimento da África Austral), criada em 1980 por nove dos estados membros. Esta transformação, que teve lugar em 17 de Agosto de 1992 em Windhoek, Namíbia, foi motivada pelo fim do regime de apartheid na África do Sul.

Em 2016, a SADC engloba 15 países do sul da África. Os países membros somam uma população de aproximadamente 210 milhões de pessoas e um PIB de aproximadamente 471 bilhões de dólares, valor importante, especialmente levando-se em conta as economias dos restantes países do continente.
A SADC é um bloco econômico atualmente composto por 16 países-membros, são eles: África do Sul, Angola, Botswana, Comores, República Democrática do Congo, Lesoto, Madagáscar, Malawi, Maurícia, Moçambique, Namíbia, Essuatíni, Tanzânia, Zâmbia, Zimbabwe e Seicheles. A sede da SADC encontra-se em Gaborone, no Botswana. As línguas oficiais da Comunidade são o inglês, o francês, o português e, desde agosto de 2019, — o Suaíli, também chamado de suahíli e conhecido pelas formas vernáculas Swahili ou Kiswahili, é uma das línguas de trabalho da União Africana.

PRINCIPAIS OBJETIVOS DO BLOCO

Para atingir-se o desenvolvimento económico é essencial que se promova a indústria local. Com a industrialização atingir-se-á a independência em relação aos produtos industrializados estrangeiros e aos produtos da África do Sul, que exerce um claro domínio sobre o mercado dos seus vizinhos. A estratégia principal consiste na reabilitação e crescimento das capacidades já existentes.

Os projetos de industrialização seguem as diretrizes de produzirem sempre mercadorias de destaque no mercado regional, mas que possam também ser exportadas, seja para fora do bloco ou não, e que tenham a maior parte possível da matéria prima extraída dentro dos países membros. Tendo isso em mente, a produção tem concentrado-se em manufaturados de necessidade imediata e produtos de base, além de produtos de apoio às atividades industriais que estiverem sendo desenvolvidas.

Um dos projetos na área de educação, o treinamento de mão de obra qualificada tem sido, em parte, realizado. Os profissionais a serem formados são os que foram identificados como os mais importantes ao desenvolvimento imediato, como gestores públicos, técnicos, engenheiros (especialmente agrícolas) e cientistas com formações aplicáveis à indústria. Devido à falta de capacidade de treinamento local desses cargos, têm sido oferecidas bolsas de estudo em centros de formação estrangeiros, e tem-se apostado na criação de centros de formação intelectual e técnica na região.

O combate ao VIH também se encontra entre as prioridades da SADC. As metas fixadas incluem ter em 2011 noventa e cinco por cento da população entre quinze e vinte e quatro anos informada sobre os conceitos básicos que concernem a doença, ter menos de cinquenta por cento das crianças infectadas e, em 2015, obter um decréscimo do número de infectados.

Também pretende-se aumentar a participação da mulher em todas as camadas da sociedade. Espera-se em menos de cinco anos conseguir abolir todas as cláusulas sexualmente discriminatórias nas constituições de todos os países, instituir leis que garantam direitos iguais a homens e mulheres, reduzir a violência contra mulheres e crianças e chegar-se a uma participação muito maior da mulher na sociedade. Em uma década espera aumentar-se a participação feminina em cargos governamentais e empresas estatais.

DO EVENTO EM BRASÍLIA

Em entrevista cedida aos jornalistas convidados presentes no evento, o Encarregado de Negócios da Embaixada da República Democrática do Congo, Sr. Jean Pierre Yodi kasongo afirmou que seu país aderiu a esta comunidade para fomentar o desenvolvimento da Africa Austral, afirmou que em 1998 seu país foi agredido e a grande família da comunidade SADC os apoiou naquele momento da agressão e até hoje estão unidos para o desenvolvimento assim como para a paz, integridade e desenvolvimento geral da África.

Entrevista do Encarregado de Negócios Sr. Jean Pierre Yodi kasongo à Jornalista Fabiana Ceyhan | Foto: Anderson Miranda - Tribuna do Brasil

Na oportunidade da palavra, o Embaixador do Malawi Levi Njombole Nyondo concluiu "Nós fazemos aqui o que os nossos presidentes fizeram alguns dias atrás, que foi a passagem de faixas do Malawi para a República Democrática do Congo, na capital Kinshasa, capital da República Democrática de Congo".

Entrevista do Embaixador de Malawi à Jornalista Fabiana Ceyhan | Foto: Anderson Miranda - Tribuna do Brasil

Não obstante, o Embaixador da Namíbia S.E. o Sr. Mbapeua Mavungua, declarou que a celebração da passagem de cargo da presidência para o próximo chefe de estado, é um dia muito importante, já que uma das metas é desenvolver negócios e melhorar o desempenho da região da África Austral.

Entrevista do Embaixador da Namíbia à Jornalista Fabiana Ceyhan | Foto: Anderson Miranda - Tribuna do Brasil

O evento foi celebrado com uma merecida homenagem ao ex-Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos, que faleceu no ultimo dia 28 de agosto deste ano, um estadista de grande dimensão histórica, que regeu durante 38 anos com clarividência e humanismo os destinos da nação angolana, em momentos muito difíceis enfrentados pelo seu povo.

Apresentação em Homenagem ao Ex-Presidente José Eduardo dos Santos | Foto: Matheus Miranda - Tribuna do Brasil


Um almoço foi carinhosamente preparado pelas embaixadas participantes, contanto com um prato típico de cada país africano que foi servido a todos os convidados e autoridades presentes.

Pratos típicos servidos às autoridades e convidados presentes | Foto: Matheus Miranda - Tribuna do Brasil

Um bolo foi preparado para marcar a celebração oficial do evento, que foi cortado pelos representantes oficiais do evento, o Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário SE o Sr. Levi Njombole Nyondo da República do Malawi, e o Encarregado de Negócios Sr.  Jean Pierre Yodi kasongo da República Democrática do Congo.

Bolo comemorativo para celebrar um dia tão importante | Foto: Matheus Miranda - Tribuna do Brasil

O final, um momento épico de descontração, protagonizado pelo anfitrião, o Ministro Conselheiro Sr. Bingo Thamaga da Embaixada da África do Sul, e as mulheres africanas presentes, que ensaiaram alguns passos de danças típicas de seus países.

Ministro Conselheiro da Embaixada da África do Sul Sr. Bing Thamaga | Foto: Anderson Miranda - Tribuna do Brasil

As africanas ensaiando alguns passos de dança | Foto: Anderson Miranda - Tribuna do Brasil

FONTE: TRIBUNA DO BRASIL | EDIÇÃO: REDAÇÃO GRUPO M4

UMA MARCA DO GRUPO

*CURTA A NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK, SIGA-NOS NO INSTAGRAM E TWITTER, COMPARTILHE AS NOSSAS PUBLICAÇÕES*

*Instagram* - https://www.instagram.com/tribunadobrasil/

*Facebook* - https://web.facebook.com/tribunadobrasil.BR/

*Twitter* - https://twitter.com/tribunabrasilBR

*e-Mail*: grupoM4.contato@gmail.com

#brasil #brasilia #riodejaneiro #saopaulo #ceara #bahia #minasgerais #riograndedosul #riograndedonorte #santacatarina #jornalista #andersonmiranda #noticias #grupom4 #comunicacao #producao #publicidade #tribunadobrasil #tribunadodf #alobrasilia #daquidf #eixonacional #deputadosesenadores #prefeitosevereadores #entendercondominio #folhadodf #informaconcurso #jknoticias #jornaldoentorno #maisaguasclaras #opasquimdobrasil #pautanacional  #consultarimoveis #jornalismo


Nenhum comentário

Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!

Oferecimento Tribuna do Brasil & Agência Brasil