TRUE

Latest Posts

TRUE
{fbt_classic_header}

Últimas Notícias:

latest

Destaque TOPO - 1200x250 - Colégio Objetivo

TBR | Tecnologia vai revolucionar a Copa do Mundo do Catar

Copa do Qatar vai utilizar ‘impedimento semiautomático’ A Fifa, entidade que controla o futebol mundial, anunciou nesta sexta-feira (1º) que...

Copa do Qatar vai utilizar ‘impedimento semiautomático’

A Fifa, entidade que controla o futebol mundial, anunciou nesta sexta-feira (1º) que vai utilizar uma nova tecnologia, chamada “impedimento semiautomático”, para ajudar os árbitros a fazer as marcações de impedimento de forma mais eficiente e rápida durante a Copa do Mundo do Qatar.


A tecnologia semiautomática de impedimento será usada na Copa do Mundo deste ano, prometendo decisões mais precisas e muito mais rápidas, informou a Fifa nesta sexta-feira (1º).

No que pode ser considerado um desenvolvimento marcante na arbitragem, a tecnologia será capaz de resolver impedimentos controversos com uma velocidade e precisão inimagináveis ​​há menos de uma década.

FOTO: DIVULGAÇÃO/FIFA | IMAGEM GERADA PELA NOVA TECNOLOGIA DE IMPEDIMENTO SEMIAUTOMÁTICO DA FIFA

A nova tecnologia consiste na instalação de sensores nas bolas e de 12 câmeras posicionadas em pontos estratégicos do estádio. Esse sistema será capaz de determinar com exatidão o momento em que um jogador em posição de impedimento entrar em contato com a bola. Toda vez que isso acontecer, uma luz será acesa na sala do VAR (árbitro de vídeo), onde haverá um operador focado exclusivamente na resolução desse tipo de lance.

Em seguida, o VAR vai checar o impedimento e avisar o juiz da partida. Para isso, será gerada uma animação 3D, que vai poupar o trabalho dos árbitros assistentes para traçar as linhas de impedimento. Essa tecnologia só vai ser utilizada quando o jogador em posição irregular tocar na bola. Ela não serve para casos diferentes desse, como por exemplo quando um atleta impedido atrapalha o goleiro sem entrar em contato com a bola.

Semi-automated offside technology to be used at FIFA World Cup 2022™. System provides an automated offside alert to the video match officials team. 3D animation improves communication to in-stadium fans and television viewers.

“É importante dizer que a decisão continua sendo dos árbitros. Os árbitros não serão substituídos por robôs. Ou então quem estaria aqui explicando isso a vocês seria um engenheiro, e não eu”, afirmou o chefe do departamento de arbitragem da Fifa, Pierluigi Collina, em entrevista coletiva virtual. A entidade máxima do futebol mundial tem a expectativa de que impedimentos com maior grau de dificuldade, que levam em média 70 segundos para serem solucionados, passem a ser marcados em aproximadamente 20 ou 25 segundos.

O impedimento semiautomático já foi testado no Mundial de Clubes, disputado no início de 2022, e na Copa Árabe, realizada em 2021. Além disso, houve testes em laboratórios de universidades da Suíça, dos Estados Unidos e da Austrália.

Os árbitros escolhidos pela Fifa para atuar na Copa do Qatar, cuja partida de abertura está marcada para 21 de novembro, irão se reunir no país-sede com duas semanas de antecedência ao início da competição para receber um treinamento e aprender a utilizar a nova tecnologia.

A tecnologia já foi testado em duas competições: Copa Árabe, em 2021, e no Mundial de Clubes deste ano, além de testes em laboratórios de universidades nos EUA, na Austrália e na Suíça. Pierluigi Collina, ex-arbitro e chefe de departamento de arbitragem da Fifa, afirmou que a tecnologia já está pronta para uso.

Em coletiva online, Collina fez questão de afirmar que a decisão continua sendo dos árbitros.

“É importante dizer que a decisão continua sendo dos árbitros. Os árbitros não serão substituídos por robôs. Ou então quem estaria aqui explicando isso a vocês seria um engenheiro, e não eu.”

O Chefe de Departamento também foi perguntado se há 20 anos atrás ele imaginava tamanha tecnologia no mundo do futebol e, em tom humorado, brincou dizendo que na época mal conseguia se comunicar com a família. Além disso, voltou a afirmar que a decisão final continua sendo da arbitragem.

“Vinte anos atrás eu mal conseguia me comunicar com a minha família em casa. Agora estamos aqui, pessoas do mundo inteiro, conversando. É difícil prever o que pode acontecer. O que não vai mudar: o árbitro será sempre o responsável pela decisão final.”

Collina também falou que a Fifa trabalha por um VAR mais acessível que dependa de menos câmeras para popularizar a tecnologia em campeonatos com estrutura financeira inferior.

“Temos que ajustar cada possibilidade. Mas aqui estamos falando da Copa do Mundo, que pode ter um número maior de câmeras, pode ter mais pessoas na cabine do VAR. Isso não é o normal em todas as competições.”

A entidade já comunico os árbitros que pretende reuni-los duas semanas antes do inicio da Copa do Mundo para treina-los com a nova ferramenta.
Veja como será o funcionamento;

As bolas usadas na Copa do Mundo serão dotadas de um sensor, instalado exatamente no centro da esfera, que vai permitir ao sistema saber com exatidão em que momento houve contato com o jogador que passa a bola;

12 câmeras posicionadas no estádio – conectadas ao mesmo sistema – vão rastrear a posição de cada jogador; e, mais do que isso, vão localizar com precisão 29 possíveis pontos de contato do corpo com a bola, 50 vezes por segundo;

Sempre que houver um jogador impedido, e ele participar do lance (ao tocar a bola), uma luz vai acender na cabine do VAR. E haverá um operador dedicado exclusivamente para esse tipo de lance;

Esses lances serão checados pelo VAR, que então se comunicará com o árbitro de campo;

Em vez das habituais linhas traçadas para marcar os impedimentos, a tecnologia vai gerar uma animação em 3D, que deve tornar mais fácil o trabalho dos árbitros (de vídeo e de campo) na hora de tomar uma decisão;

A mesma animação será exibida no telão dos estádios e nas transmissões de TV. A ideia é que o público tenha acesso à mesma imagem que foi usada pelos árbitros para decidir o lance;

A animação não será exibida imediatamente após o lance. Como é provável que o jogo já tenha sido reiniciado, a animação provavelmente só vai aparecer no estádio (e nas telas de quem estiver assistindo) na seguinte interrupção do jogo;

A nova tecnologia só será usada quando o jogador em impedimento tocar a bola; os impedimentos marcados por causa de interferência no campo do goleiro, por exemplo, continuarão a ser decisão do árbitro.

O Chefe de Departamento também foi perguntado se há 20 anos atrás ele imaginava tamanha tecnologia no mundo do futebol e, em tom humorado, brincou dizendo que na época mal conseguia se comunicar com a família. Além disso, voltou a afirmar que a decisão final continua sendo da arbitragem.

FONTE: AGÊNCIA BRASIL | EDIÇÃO: REDAÇÃO GRUPO M4

UMA MARCA DO GRUPO

*CURTA A NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK, SIGA-NOS NO INSTAGRAM E TWITTER, COMPARTILHE AS NOSSAS PUBLICAÇÕES*

*Instagram* - https://www.instagram.com/tribunadobrasil/

*Facebook* - https://web.facebook.com/tribunadobrasil.BR/

*Twitter* - https://twitter.com/tribunabrasilBR

*e-Mail*: grupoM4.contato@gmail.com

#brasil #brasilia #riodejaneiro #saopaulo #ceara #bahia #minasgerais #riograndedosul #riograndedonorte #santacatarina #jornalista #andersonmiranda #noticias #grupom4 #comunicacao #producao #publicidade #tribunadobrasil #tribunadodf #alobrasilia #daquidf #eixonacional #deputadosesenadores #prefeitosevereadores #entendercondominio #folhadodf #informaconcurso #jknoticias #jornaldoentorno #maisaguasclaras #opasquimdobrasil #pautanacional  #consultarimoveis #jornalismo

Nenhum comentário

Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!

Oferecimento Tribuna do Brasil & Agência Brasil