TRUE

Latest Posts

TRUE
{fbt_classic_header}

Últimas Notícias:

latest

Destaque TOPO - 1200x250 - Colégio Objetivo

TBR | Guerras, dissensões e crises étnicas são as principais causas do recorde de deslocamento global

Deslocamento global atinge um novo recorde: cem milhões de pessoas Invasão russa à Ucrânia, emergências na África e crise no Afeganistão são...

Deslocamento global atinge um novo recorde: cem milhões de pessoas
Invasão russa à Ucrânia, emergências na África e crise no Afeganistão são eventos que levam as pessoas a deixar suas casas.

O número de pessoas que se viram obrigadas a abandonar suas casas e buscar segurança em outro local duplicou nos últimos dez anos. A Acnur (Agência da ONU para Refugiados) divulgou nesta quinta-feira (16) o relatório Tendências Globais, mostrando que, até o final de 2021, o mundo tinha 89,3 milhões de deslocados.

Desde então, a invasão russa à Ucrânia, que causou o maior fluxo de deslocamento desde a Segunda Guerra Mundial, emergências na África e a crise no Afeganistão fizeram com que o total de pessoas desalojadas batesse a marca de cem milhões.

A Acnur afirma que a tendência só será revertida com um novo impulso em prol da paz. O alto comissário da ONU para Refugiados, Filippo Grandi, declarou que “a comunidade internacional precisa agir para resolver essa tragédia humana, para resolver os conflitos e para encontrar soluções duradouras.”

O ano passado foi, segundo a agência, “notável pelo número de conflitos que escalaram e por novos confrontos que surgiram; 23 países, que juntos têm uma população de 850 milhões, enfrentam conflitos de intensidade média ou alta”.
 
Crianças que deixaram a Ucrânia e agora estão na Polônia (Foto: John Stanmeyer/Unicef)

Crises climática e alimentar

Escassez de alimentos, inflação e crise climática também são situações que causam fluxo de deslocados.

Especificamente sobre os refugiados, o relatório destaca aumento em 2021, levando a um total de 27,1 milhões. Uganda, Chade e Sudão estão entre os países que mais receberam refugiados no ano passado. Houve alta de 11% nos requerentes de asilo, chegando a 4,6 milhões.

A Acnur revela que 2021 também foi o 15º ano consecutivo de aumento das pessoas deslocadas devido a conflitos, chegando a 53,2 milhões. A agência menciona a situação em países como Mianmar, Etiópia, especificamente em Tigré, e toda a região do Sahel africano.

Em Moçambique, foram quase 75 mil novos deslocados, especialmente devido à situação em Cabo Delgado.

A Turquia é o país que mais abriga refugiados no mundo: 3,8 milhões, seguida por Uganda, Paquistão e Alemanha. A Colômbia recebeu mais de 1,8 milhão de venezuelanos.

Pedidos de asilo

Até dezembro, mais de dois terços dos refugiados (69%) haviam saído de apenas cinco países: Síria (6,8 milhões), Venezuela (4,6 milhões), Afeganistão (2,7 milhões), Sudão do Sul (2,4 milhões) e Mianmar (1,2 milhão).

Sobre os pedidos de asilo, a Acnur destaca que foram submetidos 1,4 milhão de novos requerimentos. A maioria dos candidatos foi registrada nos Estados Unidos, na Alemanha, no México, na Costa Rica e na França.

FONTE: AREFERENCIA.COM | EDIÇÃO: REDAÇÃO GRUPO M4

UMA MARCA DO GRUPO

*CURTA A NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK, SIGA-NOS NO INSTAGRAM E TWITTER, COMPARTILHE AS NOSSAS PUBLICAÇÕES*

*Instagram* - https://www.instagram.com/tribunadobrasil/

*Facebook* - https://web.facebook.com/tribunadobrasil.BR/

*Twitter* - https://twitter.com/tribunabrasilBR

*e-Mail*: grupoM4.contato@gmail.com

#brasil #brasilia #riodejaneiro #saopaulo #ceara #bahia #minasgerais #riograndedosul #riograndedonorte #santacatarina #jornalista #andersonmiranda #noticias #grupom4 #comunicacao #producao #publicidade #tribunadobrasil #tribunadodf #alobrasilia #daquidf #eixonacional #deputadosesenadores #prefeitosevereadores #entendercondominio #folhadodf #informaconcurso #jknoticias #jornaldoentorno #maisaguasclaras #opasquimdobrasil #pautanacional  #consultarimoveis #jornalismo

Nenhum comentário

Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!

Oferecimento Tribuna do Brasil & Agência Brasil