TRUE

Latest Posts

TRUE
{fbt_classic_header}

Últimas Notícias:

latest

Destaque TOPO - Campanha CLDF - DENGUE

TBR | Entrada da Ucrânia no bloco econômico é aceita pela União Europeia

União Europeia confirma candidatura da Ucrânia e acusa Rússia de ‘usar os alimentos como arma’ Bloco destaca ocupação de instalações agrícol...

União Europeia confirma candidatura da Ucrânia e acusa Rússia de ‘usar os alimentos como arma’
Bloco destaca ocupação de instalações agrícolas e "subtração de cereais" por Moscou, sendo os maiores prejudicados os países em desenvolvimento

A União Europeia (UE) confirmou na quinta-feira (23) a candidatura da Ucrânia a integrar o bloco econômico. Ao formalizar o pedido de adesão, que também inclui a Moldávia, o Conselho Europeu fez novas críticas às ações da Rússia, a quem acusou de “usar os alimentos como arma na sua guerra contra a Ucrânia”. E prometeu aumentar o apoio militar a Kiev.

“O Conselho Europeu insta a Rússia a deixar imediatamente de visar instalações agrícolas e de subtrair cereais, e a desbloquear o Mar Negro, em especial o porto de Odessa, a fim de permitir a exportação de cereais e as operações de transporte marítimo comercial”, diz um comunicado publicado pelo bloco.

O bloco citou os países em desenvolvimento como principais prejudicados pelas ações russas, com destaque para o continente africano. E prometeu “colaborar com parceiros internacionais em iniciativas para apoiar o desenvolvimento da capacidade de produção, nos países em desenvolvimento, de fatores de produção, em especial de adubos sustentáveis”.

Sanções e ajuda financeira

Ao confirmar as candidaturas, a UE também instou seus possíveis futuros membros, o que inclui ainda Geórgia, bem como as nações que já integram o bloco, a se alinharem para respeitar as sanções impostas a Moscou em função do conflito. No começo do mês, um sexto pacote de punições foi anunciado, tendo como principais alvos funcionários do Kremlin e pessoas ligadas a Putin, entre elas os militares apontados como os “carniceiros” de Bucha e Mariupol.

“A adoção do sexto pacote de sanções da UE intensifica ainda mais a pressão sobre a Rússia para pôr termo à sua guerra contra a Ucrânia. Prosseguirão os trabalhos em matéria de sanções, nomeadamente para reforçar a sua execução e evitar que sejam contornadas”, afirma o texto.

A sala de reuniões do Conselho Europeu, em imagem de dezembro de 2017 (Foto: Wikimedia Commons)

Paralelamente, o Conselho Europeu prometeu apresentar uma nova proposta de assistência financeira à Ucrânia que poderá chegar a nove bilhões de euros no ano de 2022. E manifestou apoio à instalação de corredores solidários “para facilitar as exportações de alimentos da Ucrânia por diferentes rotas terrestres e portos da UE”.

Na mesma sessão, a UE afirmou que o pedido de adesão da Geórgia ao bloco ainda não foi confirmado porque o país precisa cumprir algumas exigências finais. Mas deu a e entender que as três solicitações estão bem encaminhadas. “O futuro destes países e dos seus cidadãos está na União Europeia”, disse o bloco.

FONTE: AREFERENCIA.COM | EDIÇÃO: REDAÇÃO GRUPO M4

UMA MARCA DO GRUPO

*CURTA A NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK, SIGA-NOS NO INSTAGRAM E TWITTER, COMPARTILHE AS NOSSAS PUBLICAÇÕES*

*Instagram* - https://www.instagram.com/tribunadobrasil/

*Facebook* - https://web.facebook.com/tribunadobrasil.BR/

*Twitter* - https://twitter.com/tribunabrasilBR

*e-Mail*: grupoM4.contato@gmail.com

#brasil #brasilia #riodejaneiro #saopaulo #ceara #bahia #minasgerais #riograndedosul #riograndedonorte #santacatarina #jornalista #andersonmiranda #noticias #grupom4 #comunicacao #producao #publicidade #tribunadobrasil #tribunadodf #alobrasilia #daquidf #eixonacional #deputadosesenadores #prefeitosevereadores #entendercondominio #folhadodf #informaconcurso #jknoticias #jornaldoentorno #maisaguasclaras #opasquimdobrasil #pautanacional  #consultarimoveis #jornalismo

Nenhum comentário

Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!

Oferecimento Tribuna do Brasil & Agência Brasil