TRUE

Latest Posts

TRUE
{fbt_classic_header}

Últimas Notícias:

latest

Destaque TOPO - Campanha CLDF - DENGUE

TBR | No "Dia Internacional da Tireóide" a Secretaria de Saúde reforça da importância dos cuidados

Hoje é dia de reforçar a importância de cuidados com a tireoide Desde 2008, o 25 de maio chama a atenção para o acompanhamento regular e o d...

Hoje é dia de reforçar a importância de cuidados com a tireoide
Desde 2008, o 25 de maio chama a atenção para o acompanhamento regular e o diagnóstico precoce

O 25 de maio é marcado no calendário, desde 2008, como Dia Internacional da Tireoide. A data foi estabelecida pela Federação Internacional de Tireoide com o objetivo de chamar a atenção para a importância de debater o tema e alertar a população para reconhecer as doenças que afetam a glândula.

Pessoas com histórico familiar de doenças da tireoide, e principalmente as mulheres, têm mais propensão ao desequilíbrio da glândula | Fotos: Tony Winston/Agência Saúde

“A tireoide é localizada na região do pescoço e regula o metabolismo, a frequência cardíaca, a temperatura corporal, a atenção e a concentração, o sono, o humor, entre outras funções. Ou seja, tem participação vital para o equilíbrio e bem-estar”, informa a Referência Técnica Distrital (RTD) de Endocrinologia da Secretaria de Saúde, Eliziane Brandão Leite.

“Quando as doenças da tireoide são reconhecidas e tratadas corretamente, é mantido o equilíbrio e o bem-estar, além de se reduzir os riscos de câncer da tireoide”
Eliziane Brandão Leite, Referência Técnica Distrital (RTD) de Endocrinologia da Secretaria de Saúde

A endocrinologista explica que as doenças da tireoide são hipertireoidismo, que é a produção excessiva de hormônios; hipotireoidismo, que é pouca produção de hormônios; bócio, que é o aumento do volume com nódulos, e câncer da tireoide.

“Quando as doenças da tireoide são reconhecidas e tratadas corretamente, são mantidos o equilíbrio e o bem-estar, além de se reduzir os riscos de câncer da tireoide. O tratamento para as disfunções é com medicamentos, já para o câncer de tireoide, cirurgias e outros tratamentos complementares”, afirma.

Eliziane ressalta que pessoas com histórico familiar de doenças da tireoide, e principalmente as mulheres, de acordo com a fase da vida (puberdade, gravidez e menopausa), têm mais propensão ao desequilíbrio da glândula da tireoide e devem fazer exames periódicos para o diagnóstico precoce. Por isso, o acompanhamento é essencial e pode ser feito através de exames laboratoriais.

A endocrinologista informa que nódulos na tireoide são comuns e necessitam ser acompanhados por exames de ultrassom, pois apenas uma pequena parte desenvolve o câncer.

*Com informações da Secretaria de Saúde do DF

FONTE: AGÊNCIA BRASÍLIA | EDIÇÃO: REDAÇÃO GRUPO M4

UMA MARCA DO GRUPO

*CURTA A NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK, SIGA-NOS NO INSTAGRAM E TWITTER, COMPARTILHE AS NOSSAS PUBLICAÇÕES*

*Instagram* - https://www.instagram.com/tribunadobrasil/

*Facebook* - https://web.facebook.com/tribunadobrasil.BR/

*Twitter* - https://twitter.com/tribunabrasilBR

*e-Mail*: grupoM4.contato@gmail.com

#brasil #brasilia #riodejaneiro #saopaulo #ceara #bahia #minasgerais #riograndedosul #riograndedonorte #santacatarina #jornalista #andersonmiranda #noticias #grupom4 #comunicacao #producao #publicidade #tribunadobrasil #tribunadodf #alobrasilia #daquidf #eixonacional #deputadosesenadores #prefeitosevereadores #entendercondominio #folhadodf #informaconcurso #jknoticias #jornaldoentorno #maisaguasclaras #opasquimdobrasil #pautanacional  #consultarimoveis #jornalismo

Nenhum comentário

Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!

Oferecimento Tribuna do Brasil & Agência Brasil