TRUE

Latest Posts

TRUE
{fbt_classic_header}

Últimas Notícias:

latest

Destaque TOPO - Campanha CLDF - DENGUE

TBR | INSENSATEZ - Mundo concentrado nos crimes de guerra genocida da Rússia, enquanto ignoram a China contra o povo UIGUR

Europa vai ignorar os avisos sobre a China como ignorou os avisos da invasão russa? Artigo pede maior atenção aos abusos de Beijing e diz qu...

Europa vai ignorar os avisos sobre a China como ignorou os avisos da invasão russa?
Artigo pede maior atenção aos abusos de Beijing e diz que eles também podem se tornar um problema para os europeus

Por quase três meses, a Rússia causou destruição ao povo da Ucrânia – enquanto o mundo assiste horrorizado.

A foto da mãe ucraniana saindo com seu bebê recém-nascido da maternidade bombardeada em Mariupol nos assombra. O vídeo do pai colocando seus filhos no trem para a evacuação enquanto se dirigia para lutar na linha de frente de seu país trouxe lágrimas aos nossos olhos. Imagens de uma Ucrânia devastada pela guerra trouxeram uma guerra distante diretamente para o conforto de nossas salas de estar.

Estas imagens provocaram uma resposta. Hoje, os EUA e a Europa estão unidos contra a Rússia e em apoio à Ucrânia. Mesmo depois que a Europa ignorou os primeiros alertas de inteligência dos EUA sobre a invasão iminente da Rússia, aliados e parceiros europeus se uniram em solidariedade quando o pior se tornou realidade.

A invasão russa da Ucrânia dificilmente é a primeira vez que os EUA alertam para aliados e parceiros europeus. Mesmo que sua abordagem diplomática à China tenha se tornado mais solícita, os EUA continuaram a soar o alarme sobre a crescente ameaça que a China representa para a Europa. E tais advertências – como aquelas emitidas antes da invasão da Ucrânia pela Rússia – foram amplamente ignoradas e relegadas à periferia da formulação de políticas.

Exército chinês realiza exercício militar em agosto de 2021 (Foto: eng.chinamil.com.cn/)

Apesar da ameaça da China se aproximar cada vez mais dos interesses europeus, ela está em segundo plano em relação à ameaça representada pela Rússia. O Reino Unido foi particularmente despertado pelo desmantelamento da liberdade do Partido Comunista Chinês (PCC) em Hong Kong em 2020 – chegou perto de casa desde que o acordo entre o Reino Unido e a China que salvaguardava a liberdade em Hong Kong desde 1997 foi revogado pelo PCC, trazendo dezenas de milhares de cidadãos de Hong Kong refugiados para suas costas.

O resto da Europa ficou um pouco mais preocupado após o debate 5G, quando a ameaça da tecnologia chinesa subversiva produzida pela Huawei se tornou mais aparente. Mesmo quando uma pandemia, sem consideração pelas fronteiras, escapou da China se espalhando globalmente, os debates sobre a ameaça representada pelo PCC ainda são amplamente relegados aos bastidores do parlamento do Reino Unido e da União Europeia (UE).

Não temos fotos do genocídio em curso e dos crimes contra a humanidade contra os uigures na China. Mas, assim como na Ucrânia, as crianças uigures estão sendo arrancadas de suas famílias. Mães e pais enviados para campos, ou forçados a trabalhar em outras partes da China, ou crianças enviadas para jardins de infância para serem reeducadas pelo PCC.

As situações na China e na Ucrânia são diferentes, mas ambas são graves. Vidas uigures estão sendo destruídas, mas as evidências não estão chegando às nossas salas de estar. Em vez disso, os uigures vivem em relativa obscuridade além das fronteiras da China.

O genocídio uigur – até certo ponto – criou uma oportunidade para a ação europeia. A UE uniu forças com os Estados Unidos, o Reino Unido e o Canadá em março de 2021 para emitir sanções contra os autores chineses das atrocidades. Estes foram recebidos com retaliação, incluindo sanções recíprocas da China, que foram recebidas com a decisão da UE de colocar um acordo de investimento com a China no “congelador”.

À medida que os eventos de 24 de fevereiro ocupavam o centro do palco, quaisquer compromissos para combater a ameaça da China na Europa recuaram em prioridade, pois um esforço geral foi corretamente organizado para combater a invasão ilegal da Ucrânia pela Rússia. Esse esforço envolveu sanções abrangentes, o armamento das forças da Ucrânia e ajuda e apoio aos refugiados que fugiam da violência. Tem sido amplo e abrangente.

Aqueles preocupados com a ameaça representada pela China não se opõem às medidas abrangentes tomadas para combater a Rússia, mas se perguntam por que mais não está sendo feito para combater a China – ou, mais simplesmente, por que os EUA e a Europa aparentemente não podem andar e mascar chicletes ao mesmo tempo?

Os formuladores de políticas europeus não estão considerando sanções mais abrangentes contra a China. Não há um grande esforço para oferecer refúgio seguro aos uigures e honcongueses. Alguns estão preocupados que o acordo de investimento atualmente deixado de lado possa ser revivido em uma data futura. E, mesmo apesar do chamado acordo de investimento congelado, muitas empresas europeias, como o presidente do conselho da Volkswagen, Herbert Diess, estão procurando mais maneiras de “impulsionar seus negócios na China”.

Muitos na Europa dizem que estão apenas acordando para a ameaça representada pela China. Mas, se a Europa está apenas acordando, ainda está meio adormecida.

Alguns da Europa referem-se à Rússia como a ameaça visível, e à China, como a invisível. Mas a ameaça da China ao seu povo e à decência humana dificilmente pode ser categorizada como invisível. Aqueles que afirmam que a ameaça da China é invisível não estão conseguindo abrir os olhos para as evidências expostas diante deles.

E, com os olhos fechados, a ameaça que representa para a segurança, os valores, a economia e muito mais europeus certamente estará à sua porta mais cedo do que eles imaginam. Talvez já tenha chegado.

Este artigo foi publicado originalmente em inglês no site do think Tank The Heritage Foundation | Por Olivia Enos

FONTE: AREFERENCIA.COM | EDIÇÃO: REDAÇÃO GRUPO M4

UMA MARCA DO GRUPO

*CURTA A NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK, SIGA-NOS NO INSTAGRAM E TWITTER, COMPARTILHE AS NOSSAS PUBLICAÇÕES*

*Instagram* - https://www.instagram.com/tribunadobrasil/

*Facebook* - https://web.facebook.com/tribunadobrasil.BR/

*Twitter* - https://twitter.com/tribunabrasilBR

*e-Mail*: grupoM4.contato@gmail.com

#brasil #brasilia #riodejaneiro #saopaulo #ceara #bahia #minasgerais #riograndedosul #riograndedonorte #santacatarina #jornalista #andersonmiranda #noticias #grupom4 #comunicacao #producao #publicidade #tribunadobrasil #tribunadodf #alobrasilia #daquidf #eixonacional #deputadosesenadores #prefeitosevereadores #entendercondominio #folhadodf #informaconcurso #jknoticias #jornaldoentorno #maisaguasclaras #opasquimdobrasil #pautanacional  #consultarimoveis #jornalismo


Nenhum comentário

Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!

Oferecimento Tribuna do Brasil & Agência Brasil