TRUE

Latest Posts

TRUE
{fbt_classic_header}

Últimas Notícias:

latest

Destaque TOPO - Campanha CLDF - DENGUE

TBR | Começam nesta segunda (21) as inscrições para os Jogos Escolares do DF

Inscrições abertas nesta segunda (21) para os Jogos Escolares do DF As unidades de ensino terão até o dia 1º de abril para registrar as equi...

Inscrições abertas nesta segunda (21) para os Jogos Escolares do DF
As unidades de ensino terão até o dia 1º de abril para registrar as equipes nas modalidades coletivas

Novamente autorizados em competições presenciais após dois anos de pandemia, os Jogos Escolares do Distrito Federal (JEDF) estão com inscrições abertas desta segunda-feira (21) até o dia 1º de abril. Nesse período, poderão ser feitas inscrições apenas para as modalidades de esportes coletivos. As modalidades individuais terão um calendário específico a ser anunciado.

Podem participar estudantes dos ensinos fundamental e médio da rede pública e privada | Fotos: Vladimir Luz/SEEDF

As escolas que enviarem o Termo de Adesão na etapa regional (modalidades coletivas) estarão isentas de enviar na etapa Distrital, seja para modalidades coletivas ou individuais.
As competições da etapa regional, modalidades coletivas, vão ocorrer nos meses de abril e maio. A fase distrital, com as modalidades coletivas e individuais, categoria 15 a 17 anos, será em junho, e a categoria 12 a 14 anos, também da etapa distrital, de junho a agosto

Acesse o link para ver as datas e os formulários para as inscrições.

A etapa é a fase inicial, disputada pelas escolas públicas e particulares que pertencem a cada uma das 14 coordenações regionais de ensino. Os primeiros colocados, em cada categoria e modalidade, avançam para as competições distritais. Os vencedores dessa etapa serão os representantes nas disputas nacionais.

Os jogos serão disputados em duas categorias, de estudantes atletas na faixa etária de 12 a 14 anos (nascidos em 2008, 2009 e 2010) e a dos alunos atletas na faixa etária de 15 a 17 anos (nascidos em 2005, 2006 e 2007). As modalidades de ginástica artística e ginástica rítmica seguem regulamento próprio, sendo divididas nas idades de 11 e 12 (nascidos em 2010 e 2011) e de 13 a 15 (nascidos em 2007, 2008 e 2009).

As competições da etapa regional, modalidades coletivas, categorias 12 a 14 anos e 15 a 17 anos, serão realizadas nos meses de abril e maio. Já a fase distrital, com modalidades coletivas e individuais, categoria 15 a 17 anos, ocorre em junho. E a categoria 12 a 14 anos, também da etapa distrital, será de junho a agosto.

Os alunos devem estar matriculados até 30 de abril do ano letivo e frequentando regularmente a escola

Ferramenta pedagógica

Integrar e socializar os estudantes são os objetivos dos jogos. O gerente de Desportos da Secretaria de Educação, Marcelo Ottoline, ressalta a importância do esporte na educação. “É uma fundamental e imprescindível ferramenta pedagógica na formação dos jovens da capital do país. Permite vivenciar os extremos das emoções e incorporar valores que proporcionam o convívio harmonioso em sociedade, com soluções de conflito sem o uso de violência”, observa Marcelo.

Ele lembra também que os alunos que se destacam têm a oportunidade de participar de competições nacionais, conhecendo outros estados e suas culturas. “Acredito que as oportunidades vão além. Eles têm grandes chances de adquirir até mesmo uma bolsa universitária. Sem contar a possibilidade de reforço na renda familiar, com o benefício dos programas Bolsa Atleta, federal e/ou distrital. Certo mesmo é que, com a participação nessa ação, nossos jovens se tornarão melhores cidadãos”, completa o gerente.

Modalidades

Os estudantes atletas podem competir nos seguintes esportes:

“Os Jogos Escolares são uma fundamental e imprescindível ferramenta pedagógica na formação dos jovens da capital do país. Permitem vivenciar os extremos das emoções e incorporar valores que proporcionam o convívio harmonioso em sociedade, com soluções de conflito sem o uso de violência” - Marcelo Ottoline, gerente de Desportos da Secretaria de Educação

Coletivos

Basquetebol
Futsal
Handebol
Voleibol

Individuais

Atletismo
Atletismo adaptado
Badminton
Ciclismo
Ginástica rítmica
Ginástica artística
Judô
Karatê
Luta olímpica/Wrestling
Taekwondo
Natação
Tênis de mesa
Voleibol de praia
Xadrez

Documentação

Além de estarem matriculados até 30 de abril do ano letivo e frequentando regularmente a unidade de ensino, os estudantes devem apresentar alguns documentos no ato da inscrição. Os mesmos devem ser apresentados pelos integrantes técnicos das equipes:

– Etapa regional: documento com foto e data de nascimento (Carteira de Identidade, estudantil, Carteira de Trabalho ou passaporte), expedidos por órgão competente, original ou cópia legível e autenticada

– Etapa distrital: Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho ou passaporte, expedidos por órgão competente, original ou cópia legível e autenticada. Não será aceita carteira de estudante.

Jogos Escolares

Os Jogos Escolares do DF são realizados anualmente pelo Governo do Distrito Federal e fazem parte do calendário oficial de eventos do DF por meio da Lei nº 6.069.

*Com informações da Secretaria de Educação

FONTEAGÊNCIA BRASÍLIA EDIÇÃO: REDAÇÃO GRUPO M4

UMA MARCA DO GRUPO

*CURTA A NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK, SIGA-NOS NO INSTAGRAM E TWITTER, COMPARTILHE AS NOSSAS PUBLICAÇÕES*

*Instagram* - https://www.instagram.com/tribunadobrasil/

*Facebook* - https://web.facebook.com/tribunadobrasil.BR/

*Twitter* - https://twitter.com/tribunabrasilBR

*e-Mail*: grupoM4.contato@gmail.com

#brasil #brasilia #riodejaneiro #saopaulo #ceara #bahia #minasgerais #riograndedosul #riograndedonorte #santacatarina #jornalista #andersonmiranda #noticias #grupom4 #comunicacao #producao #publicidade #tribunadobrasil #tribunadodf #alobrasilia #daquidf #eixonacional #deputadosesenadores #prefeitosevereadores #entendercondominio #folhadodf #informaconcurso #jknoticias #jornaldoentorno #maisaguasclaras #opasquimdobrasil #pautanacional  #consultarimoveis #jornalismo

Nenhum comentário

Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!

Oferecimento Tribuna do Brasil & Agência Brasil