TRUE

Latest Posts

TRUE
{fbt_classic_header}

Últimas Notícias:

latest

Destaque TOPO - Campanha CLDF - DENGUE

EMPREGO | OPORTUNIDADE - TEM MAIS DE 40 ANOS? SUA CHANCE CHEGOU! CONFIRA!

  Contratação de pessoas com idade entre 40 e 50 anos dobra nas empresas em 2021; veja dicas para conseguir emprego As contratações de pesso...

 Contratação de pessoas com idade entre 40 e 50 anos dobra nas empresas em 2021; veja dicas para conseguir emprego

As contratações de pessoas entre 40 e 50 anos cresceram nas empresas em 2021 Foto: Pexels

De janeiro a setembro deste ano, as contratações de pessoas com idade entre 40 e 50 anos na plataforma da Gupy, empresa de tecnologia para Recursos Humanos, cresceu 95% em relação ao mesmo período do ano passado. Os motivos são dois principais, aponta a CEO e fundadora Mariana Dias: por um lado, empresas buscando mais diversidade nos times; por outro, as mudanças causadas pela pandemia e a necessidade de contratações estratégicas de profissionais mais maduros em algumas áreas.

— São profissionais com mais habilidades comportamentais, como inteligência emocional resiliência, e que estão mais preparados para lidar com situações complexas. Esse cenário foi visto em áreas de atuação como Jurídico, Contabilidade e Recursos Humanos, que ganharam relevância ainda maior dentro das empresas desde o início da pandemia, com destaque para o RH. O setor precisou lidar com toda a adaptação ao trabalho remoto e liderar a transformação para essa nova forma de atuar e contratar colaboradores — diz Mariana Dias.

Ao analisar os dados de contratações por cargos, no primeiro semestre de 2021, 3% das pessoas entre 40 e 50 anos foram colocadas como gerentes, ocupando 18,17% desses cargos oferecidos. O número revela uma preferência por pessoas nessa faixa etária para postos de liderança.

Alguns dos fatores que contribuem para isso são apontados por Mauro Wainstock, sócio-fundador do HUB 40+, consultoria empresarial focada nesse público:

— Lealdade e envolvimento com empresa são características marcantes desse público, que é menos propenso a mudar de emprego. A rápida tomada de decisão é uma habilidade conquistada com as vivências; equilíbrio, liderança e inteligência emocional trazem a indispensável confiança e almejado respeito, enquanto o forte networking (rede de contatos) ajuda na concretização de negócios.

Na Norsul, empresa de logística aquaviária, ao menos um diretor de Operações e uma gerente de Compliance foram contratados, nesta faixa etária, neste ano. Aline Carvalho, gerente executiva de Gente, Gestão & TI, avalia:

— São pessoas que costumam avaliar bastante a empresa para onde estão indo, mas não apenas os dados financeiros e estruturais. Querem saber da essência, de quanto seus valores estão alinhados aos valores do negócio. E isso é maravilhoso!

Inclusão na agenda

Os programas afirmativos também têm sua parcela de contribuição. É por isso que as contratações de pessoas entre 40 e 50 anos foi distribuída, no primeiro semestre do ano, entre os cargos de operador (36,90%), auxiliar (17,32%), técnico (13,02%), analista (11,7%) e até estagiário (0,26%) e trainee (0,25%), entre outros.

A operadora TIM, recentemente, lançou um programa de indicação interna para pessoas com mais de 45 anos, e Claudia Lima, de 51, que estava desempregada desde março, foi contratada como consultora de relacionamento da empresa em setembro.

— Eu achava que seria difícil conseguir uma nova oportunidade, mas acompanhava as redes sociais da TIM e sabia que era uma empresa com bastante foco na inclusão. Meu dia a dia depois de contratada tem excedido minhas expectativas. Estou adorando a companhia de meus colegas de trabalho: é um grupo misto de idade e gênero, mas todos são muito maduros e, em momento algum, tive a percepção de que me trataram diferente por conta da minha idade — conta a consultora.

Combinar a experiência e o apetite por desafios

Segundo a docente da Estácio e especialista em RH Renata Quelha, ao perder o medo de perguntar e trocar conhecimento com as gerações mais novas, o profissional de 40 a 50 anos abre portas para ampliar seu repertório e capacidade de lidar com tecnologias e ferramentas.

— E a experiência e comprometimento deles servem de exemplo para os mais jovens. Lidar com problemas e solucionar conflitos já é algo que estão habituados a fazer, mesmo em funções diferentes. Combinar a experiência do passado com a vontade e o apetite por desafios no futuro é imbatível — completa.

DICAS PARA CONSEGUIR UM EMPREGO

Por Mauro Wainstock, sócio-fundador do HUB 40+, consultoria empresarial focada no público acima dos 40 anos.

Mantenha-se aberto ao aprendizado

Costumo dizer que "aprendemos com tudo e com todos, o tempo todo", seja por meio de cursos, palestras e lives, muitos gratuitos na internet, seja com pessoas do nosso dia a dia, que têm realidades e vivências diversas das nossas.

Conheça ferramentas digitais

O profissional 40+ precisa conhecer as ferramentas digitais mais utilizadas no mundo corporativo. Isso é indispensável tanto para a sua adequada participação em testes, dinâmicas e entrevistas on-line, quanto para o posterior treinamento e até mesmo o trabalho, que é executado cada vez mais de forma remota.

Tenha um perfil no LinkedIn

Trata-se da maior rede profissional do mundo. No Brasil, possui 51 milhões de usuários. É uma valiosa ferramenta para o profissional se destacar. Possibilita transmitir e absorver conhecimentos e fortalecer a reputação, além de permitir que ele aprofunde e multiplique relacionamentos.

Seja relevante

O profissional não deve se contentar em apenas criar um perfil "campeão" na rede, um espelho do currículo. Deve ir muito além, utilizando seu conhecimento técnico e sua experiência para tornar a página viva, interessante e diferenciada.

Cultive relacionamentos

O LinkedIn também permite que o candidato poste recomendações de pessoas com as quais conviveu no mercado de trabalho. Essas "provas sociais" são importantíssimas e contribuem significativamente para reforçar ainda mais a sua capacidade de entregar resultados e o seu profissionalismo.

Faça um currículo atrativo

Sete segundos. Esse é o tempo que um empregador médio leva para ler um currículo, de acordo com a Harvard Business Review. É durante esse período que o candidato precisa captar a atenção. Trata-se então de um enorme desafio, com muitas peculiaridades.

Em termos de formatação, é recomendável que o currículo esteja em PDF. Ele precisa ser objetivo e sucinto, de preferência que caiba em uma página. O candidato deve especificar claramente a área em que pretende atuar e tentar estabelecer a sinergia desta informação com o cargo oferecido.

Personalize

O ideal é economizar na quantidade de dados pessoais, inserindo apenas o indispensável; escrever resumidamente o objetivo, demonstrando suas qualificações e evitando o uso de adjetivos; e relatar as mais recentes experiências profissionais e a formação acadêmica, além dos cursos que tenha realizado. Não precisa citar dezenas, e sim os que mais tenham relação com aquela vaga específica. Cada um destes blocos deve ser pequeno. Também é sugerido o uso de tópicos para facilitar a leitura.

Entenda os novos processos seletivos

Escrevemos simultaneamente para a empresa e para o algoritmo. No texto, é imprescindível incluir palavras-chave que estejam na descrição que consta do anúncio da vaga para que elas apareçam de forma destacada para o recrutador. Isso será determinante para conquistá-lo.

A ausência da foto é um recurso que permite direcionar a prioridade do recrutador para o perfil e as experiências do candidato em detrimento da aparência. Isto é uma tendência em um mundo corporativo que vem privilegiando cada vez mais a diversidade e optando pelo recrutamento às cegas. A ideia é garantir uma seleção neutra, sem vieses inconscientes ou preconceitos ocultos.

Valorize suas conquistas

É importante que o candidato inclua resultados concretos que obteve, conquistas realizadas, transformações que ajudou a construir, projetos em que teve êxito, trabalhos voluntários e ações sociais. Tudo em uma linguagem direta, simples, mas que transmita credibilidade e demonstre a sua competência.

Cuide de sua apresentação

No que tange ao conteúdo do currículo: o candidato deve ser totalmente honesto. Uma dica óbvia, mas extremamente útil: antes de enviar, revise cuidadosamente o texto para evitar todos os tipos de erros, sejam de ortografia ou de gramática.

FONTEEXTRA.GLOBO |  EDIÇÃO: REDAÇÃO GRUPO M4

UMA MARCA DO GRUPO   PRODUÇÕES COMUNICAÇÃO E MÍDIA

*CURTA A NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK, SIGA-NOS NO INSTAGRAM E TWITTER, COMPARTILHE AS NOSSAS PUBLICAÇÕES*

*Instagram* - https://www.instagram.com/tribunadobrasil/

*Facebook* - https://web.facebook.com/tribunadobrasil.tbr/

*Twitter* - https://twitter.com/tribunabrasilBR

*e-Mail*: grupoM4.contato@gmail.com

#brasil #brasilia #riodejaneiro #saopaulo #ceara #bahia #minasgerais #riograndedosul #riograndedonorte #santacatarina #jornalista #andersonmiranda #noticias #grupom4 #comunicacao #producao #publicidade #tribunadobrasil #tribunadodf #alobrasilia #daquidf #eixonacional #deputadosesenadores #prefeitosevereadores #entendercondominio #folhadodf #informaconcurso #jknoticias #jornaldoentorno #maisaguasclaras #opasquimdobrasil #pautanacional  #consultarimoveis #jornalismo 

 

Nenhum comentário

Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!

Oferecimento Tribuna do Brasil & Agência Brasil