TRUE

Latest Posts

TRUE
{fbt_classic_header}

Últimas Notícias:

latest

Destaque TOPO - Campanha CLDF - DENGUE

CIDADE | SAÚDE PÚBLICA - 70 toneladas de lixo de uma casa, despencam no meio da rua. Confira a matéria!

A Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde do DF, a pedido da Administração Regional de Arniqueira, bairro do Distrito Federal, participo...

A Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde do DF, a pedido da Administração Regional de Arniqueira, bairro do Distrito Federal, participou, na segunda-feira (28), de uma ação na casa de uma acumuladora no Areal, área pertencente a Arniqueira. Ao todo, 70 toneladas de entulho foram retiradas da residência, sendo necessários um trator e 20 caminhões de vários órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF), como a Defesa Civil e o Serviço de Limpeza Urbana (SLU).

Foram necessários um trator e 20 caminhões para retirar o material. A moradora acumulava objetos desde 1991. No fim de semana, a pilha de entulhos desmoronou. Foto: Divulgação/Secretaria de Saúde

De acordo com a chefe do Núcleo de Vigilância Ambiental responsável por Arniqueira, Herica Marques, a moradora acumulava objetos em sua casa desde 1991. Contudo, durante o fim de semana, a pilha de entulhos desmoronou, com a Vigilância Ambiental e o DF Legal sendo acionados pela Administração Regional de Arniqueira.

“Antes da ação, fizemos duas visitas na residência. Na última, tentamos orientar a moradora a fazer a limpeza no local, já que ela nem conseguia mais entrar na própria casa devido aos entulhos. Ela dormia no lado de fora. Quando a pilha desmoronou, felizmente ninguém se machucou”, informou Herica Marques.

Segundo a gestora, todos os animais que estavam nos entulhos, como ratos e baratas, espalharam-se pela rua. Como ainda não era possível entrar na residência devido à quantidade de lixo, as equipes da Vigilância Ambiental não conseguiram verificar durante o dia se havia focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Criadouro

A estimativa da Vigilância Ambiental é que na casa de um acumulador é possível encontrar até cinco mil materiais inservíveis (depósitos), que podem ser usados como um possível criadouro em potencial do Aedes aegypti.


Depois do ocorrido, a moradora autorizou as equipes a fazerem a sanitização na própria residência. Como os profissionais que fizeram a ação acreditam que a acumuladora necessite de acompanhamento na rede pública de saúde mental, ela foi orientada a procurar um Centro de Atenção Psicossocial (Caps) da região.

De acordo com a administradora de Arniqueira, Dep. Telma Rufino, as operações de fiscalização irão aumentar para eliminar situações como esta, as ações permanecerão, em parceria com o GDF Presente, visando em primeiro lugar a saúde e a segurança dos moradores, e a própria organização da cidade. Arniqueira está completando um ano como região administrativa, e que nesta semana recebeu a visita do Governador Ibaneis, que anunciou diversas obras que trarão mais desenvolvimento para a região, confira a matéria abaixo.


*Com informações da Secretaria de Saúde

AGÊNCIA BRASÍLIA
REDAÇÃO TRIBUNA DO DF

Nenhum comentário

Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!

Oferecimento Tribuna do Brasil & Agência Brasil