TRUE

Latest Posts

TRUE
{fbt_classic_header}

Últimas Notícias:

latest

Destaque TOPO - Campanha CLDF - DENGUE

Programação do 13º CBA reúne festivais dedicados à arte, cultura e cinema agroecológico

                                             Cortejo de abertura - 12º CBA - Fundição Progresso, Rio de Janeiro (RJ) - Foto: Isis Medeiros E...

 

                                           Cortejo de abertura - 12º CBA - Fundição Progresso, Rio de Janeiro (RJ) - Foto: Isis Medeiros

Entre os dias 15 e 18 de outubro, Juazeiro (BA) será palco de um dos maiores encontros de arte, ciência e cultura popular do país. Dentro da programação do 13º Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA), dois importantes festivais acontecem em diálogo com o tema central desta edição – “Agroecologia, Convivência com os Territórios Brasileiros e Justiça Climática”: o 2º Festival de Arte e Cultura da Agroecologia (FACA) e o 3º Festival Internacional de Cinema Agroecológico (FICAECO).


Ambos reafirmam o papel da arte como força de mobilização, sensibilização e transformação, unindo saberes e expressões culturais de diferentes territórios do Brasil e da América Latina.

2º Festival de Arte e Cultura da Agroecologia (FACA)

Realizado de 15 a 18 de outubro, o 2º Festival de Arte e Cultura da Agroecologia (FACA) integra a programação do CBA e é gratuito e aberto à comunidade, com atividades na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf – Campus Juazeiro) e na Orla de Juazeiro.


A segunda edição do FACA celebra a diversidade das expressões artísticas que brotam do Semiárido, valorizando os saberes populares em diálogo com a ciência e a justiça climática. A programação reúne música, artes cênicas, performances, cortejos e poéticas visuais, com artistas da região e nomes selecionados por edital público.


A curadoria do Festival buscou integrar as cinco regiões do país, destacando a presença de grupos indígenas, quilombolas, LGBTQIAPN+ e de mulheres, fortalecendo a representatividade e o encontro entre diferentes vozes e territórios. 


Acesse a programação completa do FACA aqui

3º Festival Internacional de Cinema Agroecológico (FICAECO)


O 3º Festival Internacional de Cinema Agroecológico (FICAECO) será realizado nos dias 16 e 17 de outubro, no Centro Cultural João Gilberto, em Juazeiro (BA). O evento reúne produções latino-americanas que abordam a vida cultural, social e ambiental de seus povos, promovendo um intercâmbio entre realizadores, produtores, roteiristas, pesquisadores e comunidades tradicionais.

Com a proposta de difundir e valorizar o cinema agroecológico, o FICAECO traz duas mostras principais:


Mostra Abya Yala: produções da América Latina que retratam as realidades de seus povos;


Mostra Especial Opará: dedicada a filmes e experiências audiovisuais do Vale do São Francisco.


Durante o festival, também será entregue o Troféu Ana Primavesi, homenagem a personalidades e produções que contribuem para o fortalecimento da agroecologia e da cultura latino-americana.


Acompanhe a programação completa do FICAECO aqui

Sobre o CBA

Nesta 13ª edição, em Juazeiro (BA), o CBA é realizado pela Associação Brasileira de Agroecologia (ABA), com organização local da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa), do Serviço de Assessoria a Organizações Populares (Sasop), da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), da Universidade do Estado da Bahia (Uneb de Juazeiro), do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), do Movimento dos Pequenos e Pequenas Agricultoras (MPA), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) e Rede de Agroecologia Povos da Mata.


O Congresso conta com patrocínio da Fundação Banco do Brasil e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e apoio do Governo Federal por meio dos Ministérios da Saúde, Igualdade Racial, Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, e Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e FioTec, e Prefeitura Municipal de Juazeiro; e Governo do Estado da Bahia, por meio do Programa Bahia sem Fome e Bahia Turismo.


Conta também com a contribuição de representantes de diversas organizações, redes e articulações da sociedade civil, instituições de ensino, movimentos sociais populares e comunidades tradicionais.

Nenhum comentário

Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!

GDF DETRAN

Oferecimento Tribuna do Brasil & Agência Brasil