TRUE

Latest Posts

TRUE
{fbt_classic_header}

Últimas Notícias:

latest

Destaque TOPO - Campanha CLDF - DENGUE

Lula visita Cristina Kirchner em prisão domiciliar em Buenos Aires

© José Cruz/Agência Brasil Edição: Anderson Miranda | Tribuna do Brasil O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitará amanhã (3) a ex-pre...

© José Cruz/Agência Brasil

Edição: Anderson Miranda | Tribuna do Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitará amanhã (3) a ex-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, que está em prisão domiciliar, em Buenos Aires. Lula chega à capital argentina nesta quarta-feira (2) para participar da Cúpula do Mercosul, que será presidida pelo atual presidente do país, Javier Milei.

No último dia 10 de junho, a Suprema Corte da Argentina manteve a sentença que condenou a ex-presidente a seis anos de prisão por corrupção. A decisão proíbe, ainda, que ela ocupe cargos públicos de forma vitalícia.

Kirchner, 72 anos, cumpriu dois mandatos como presidente de 2007 a 2015 e foi vice-presidente de 2019 a 2023. Ela foi condenada em um caso conhecido como Vialidad, no qual foi acusada de favorecer o empresário Lázaro Báez ao conceder-lhe projetos de obras públicas na Patagônia.

Como ela tem mais de 70 anos, pode cumprir a pena em prisão domiciliar.

Esta será a primeira visita de Lula à Argentina desde a posse de Javier Milei, em dezembro de 2023. Durante a Cúpula do Mercosul, o brasileiro assumirá a presidência do bloco para o próximo semestre.

O encontro entre Lula e Kirchner foi autorizado pela Justiça da Argentina. De acordo com o jornal local Clarín, na decisão o juiz Jorge Gorini lembrou que há normas de comportamento que devem ser cumpridas, como "abster-se de adotar comportamentos que possam perturbar a tranquilidade do bairro ou perturbar a convivência pacífica de seus moradores".

Em julho de 2019, quando era candidato à presidência da Argentina, o ex-presidente Alberto Fernández, também visitou Lula na prisão, em Curitiba. Ele governou a Argentina de dezembro de 2019 a dezembro de 2023, tendo Cristina Kirchner como vice.

 

 

Com informações da: EBC / Agência Brasil

Nenhum comentário

Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!

Oferecimento Tribuna do Brasil & Agência Brasil