Obra entregue há sete meses pelo GDF dá mais segurança para os profissionais e quem circula pela região; governo planeja construir novo pont...
Obra entregue há sete meses pelo GDF dá mais segurança para os profissionais e quem circula pela região; governo planeja construir novo ponto de parada em outro trecho do Setor de Indústria e Abastecimento
Carlos Eduardo Bafutto, da Agência Brasília | Edição: Débora Cronemberger
Inaugurado pelo Governo do Distrito Federal (GDF) em dezembro de 2024, o estacionamento para veículos de grande porte do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) mudou a rotina dos caminhoneiros que atuam no transporte de cargas na capital.

Com investimento de R$ 2,2 milhões, a obra, concluída no Trecho 1, era uma demanda antiga dos trabalhadores, que enfrentavam uma série de problemas com a falta de espaço adequado para estacionar os caminhões. Com 24 vagas, o estacionamento trouxe mais organização e segurança para o tráfego local, e oferece melhor acessibilidade.
A Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) ficou responsável pela execução da obra. Segundo o presidente da Novacap, Fernando Leite, o espaço gerou impacto positivo direto em toda a região. “Agora, com essa área exclusiva, os condutores de veículos de grande porte têm mais conforto e mais praticidade para estacionar. Dessa maneira, os demais motoristas herdaram as outras vagas do setor e viram o fluxo nas vias ficar melhor.”
O administrador regional do SIA, Bruno Oliveira, comenta que o estacionamento trouxe melhor fluidez do trânsito para a região, além de qualidade de vida para os caminhoneiros e motoristas que circulam do SIA. “Antes [os caminhoneiros] estacionavam em qualquer lugar, agora eles têm um lugar digno e próprio até para o descanso. Era uma demanda reprimida da região. E agora estamos em licitação para outro estacionamento no Trecho 4”, revela.
Caminhoneiros comemoram
Caminhoneiro há 40 anos, José Luiz Ferreira afirma que, antes da construção do estacionamento, a poeira incomodava muito os profissionais que estacionam os veículos no local. “O governo está de parabéns. Essa obra melhorou muito as condições por aqui”, opina.
Diego Santana Lima traz cargas que vem a Brasília de duas a três vezes por mês. Ele conta que não deixava o caminhão no local por causa do barro e da poeira. “Eu ficava no posto. Mas nem sempre eu conseguia uma vaga. Agora está tranquilo, é certeza de conseguir estacionar”, comemora.
José Paulo Mendes da Silva trabalha com transporte de cargas há cerca de 20 anos. Ele lembra que o local era repleto de buracos e por ser de terra, havia problemas com a poeira na época de seca e lama na temporada de chuvas. “Já vi um colega até atolar aqui na época de chuva. Isso, quando era só o terrão mesmo aí. Tinha vez que não dava para estacionar aqui e eu parava na rua e acabava atrapalhando o trânsito. Agora, para nós, melhorou muito”, afirma.
O caminhoneiro Aldemir Ribeiro de Morais também diz que a poeira era o maior problema. “Era um terrão aqui. Quando ventava era muito difícil ficar aqui, a gente não podia nem abrir a cabine por causa da poeira. Com o estacionamento melhorou 100%”, conta.
Melhores condições de trabalho
Para o diretor comercial de uma empresa local, Vitor Sarkis, a obra melhorou as condições de trabalho dos caminhoneiros que retiram e entregam cargas na região. “Agora, nossos motoristas parceiros conseguem ter um lugar para estacionar os caminhões. Isso melhorou muito para eles e para nós também”, comemora.
Sarkis cita também a questão da segurança da via. “Antes acabava que alguns caminhoneiros tinham que parar seus caminhões na rua, ao longo do meio-fio, obstruindo as passagens. Agora as vias ficam livres porque eles têm um lugar onde ficar”, afirma. “A obra ficou muito bem feita com os bloquetes. O espaço é suficiente para para manter todos os caminhões aqui e o posicionamento também é excelente”, conclui.
O gestor de logística de uma empresa da região Salatiel Costa comemora o resultado da obra. “Com essa estrutura, os motoristas chegam, estacionam e aguardam aqui para serem chamados pelas empresas. E isso tem ajudado muito na organização e também no descanso dos motoristas”, afirma.
Nenhum comentário
Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!