Em uma elegante recepção em Brasília, foram celebrados oficialmente dois marcos históricos: a 73ª Data Nacional do Egito (Revolução de 1952...
Em uma elegante recepção em Brasília, foram celebrados oficialmente dois marcos históricos: a 73ª Data Nacional do Egito (Revolução de 1952) e os 101 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Egito.

Embaixada do Egito em Brasília – quarta-feira, 23 de julho de 2025
O evento contou com a presença de autoridades governamentais brasileiras, representantes do corpo diplomático, membros do empresariado, imprensa e comunidade egípcia e brasileira, realçando simbolicamente a profunda parceria entre as duas nações.
73ª Data Nacional do Egito

A Revolução de 23 de julho de 1952 marcou um divisor de águas para o Egito, estabelecendo os pilares de uma república moderna, destacando os significativos avanços políticos, econômicos e sociais conquistados desde então com o país firmemente posicionado como protagonista no Norte da África, no mundo árabe e na região do Mediterrâneo.
101 Anos de Relações Brasil‑Egito
Com relações diplomáticas iniciadas em 1924 e a elevação da representação brasileira em Cairo a embaixada a partir de 1953, as duas nações consolidaram, em novembro de 2024, um Acordo de Parceria Estratégica, durante a Cúpula do G20 no Rio de Janeiro. O texto destacou sete pilares da cooperação sendo elas na política, diplomacia, segurança, defesa, comércio, ciência e cultura, reforçando o compromisso mútuo com a reforma da governança global e o multilateralismo.
Em 2024, o comércio bilateral atingiu recordes: US$ 4,9 bilhões, com superávit comercialde US$ 3 bilhões. O Egito tornou-se parceiro estratégico do Brasil na África, enquanto o MERCOSUL mantém com o país um Acordo de Livre Comércio em 2010 entrando em vigor em 2017.
Participação do Egito nos BRICS em 2025
Membro pleno dos BRICS desde 1º de janeiro de 2024, o Egito intensificou sua integração financeira ao ingressar também no New Development Bank.

Durante a presidência brasileira do grupo, sediada no Rio de Janeiro, o Egito participou ativamente das cúpulas dos ministros das Relações Exteriores e dos líderes em julho de 2025.
O país alinhou-se às prioridades de cooperação Sul‑Sul, incluindo as áreas da saúde, comércio, combate à pobreza, governança da IA e reformas globais, convergindo com a agenda brasileira dos BRICS.

Vale ressaltar que eventos como este, refletem o espírito de amizade, solidariedade e compromisso mútuo entre Egito e Brasil, pilares que impulsionam a cada dia nossas parcerias. A expectativas em expansão de investimentos, cooperação técnica, intercâmbio cultural e diálogo estratégico no contexto da Parceria Estratégica e da integração nos BRICS.
Visitas de alto nível ao Brasil
Destacam-se, entre as visitas de alto nível, a vinda do presidente Abdel Fattah El-Sissi ao Brasil para participar da Cúpula do G20, ocasião em que também se reuniu bilateralmente com o presidente Lula; a visita do primeiro-ministro egípcio, Dr. Mostafa Madbouly, por ocasião da Cúpula do BRICS; e a visita do Dr. Khaled ElAnany, candidato egípcio ao cargo de diretor-geral da UNESCO, que esteve no Brasil para agradecer pelo apoio à sua candidatura.

Reforçando ainda mais o compromisso contínuo do Brasil e Egito em trabalhar juntos por um mundo mais justo, inclusivo e próspero, valorizando tanto as raízes históricas quanto as oportunidades futuras de cooperação.

Nenhum comentário
Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!