O trabalho de vigilância e educação sanitária é realizado por nove equipes do Serviço Veterinário Oficial do Rio Grande do Sul - Foto: Cassi...
![]() |
O trabalho de vigilância e educação sanitária é realizado por nove equipes do Serviço Veterinário Oficial do Rio Grande do Sul - Foto: Cassiane Osório/Ascom Seapi |
A situação de emergência, declarada em 2023, visa intensificar as ações de prevenção e busca por focos. Até o momento, não há casos no DF
Por Samara Schwingel Metrópoles
O Governo do Distrito Federal (GDF) prorrogou por mais 630 dias a situação de emergência zoossanitária devido à gripe aviária. A medida foi decretada em 2023 e vem sendo prorrogada desde então. A última expansão foi publicada no Diário Oficial do DF (DODF) dessa segunda-feira (19/5). Apesar disso, não há casos da doença no DF.
A situação de emergência busca intensificar as ações de prevenção da ocorrência da influenza aviária de “alta patogenicidade na capital do país”, segundo a Secretaria de Agricultura.
Atualmente, seis novas suspeitas de foco de gripe aviária (H5N1) são investigadas no Brasil pelo Ministério da Agricultura (Mapa) por meio do Serviço Veterinário Oficial (SOV). Até agora, foram descartados focos em Nova Brasilândia (MT); Triunfo (RS) e Gracho Cardoso (SE).
Seguem em investigação casos em Aguiarnópolis (TO); Impumirim (SC) e Salitre (CE).
O primeiro caso de gripe aviária em uma granja comercial aconteceu no Rio Grande do Sul na quinta-feira (15/5), no município de Montenegro (RS), e foi informado na manhã da última sexta (16/5). A granja atingida abrigava 17 mil aves – parte delas morreu e o restante foi sacrificado.
Suspensão das exportações
No momento, nove países e um grupo econômico suspenderam totalmente e/ou de forma preventiva a importação de frangos do Brasil. São eles:
- China
- União Europeia
- Argentina
- Chile
- Uruguai
- México
- Canadá
- África do Sul
- Coreia do Sul
- Japão
Nenhum comentário
Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!