TRUE

Latest Posts

TRUE
{fbt_classic_header}

Últimas Notícias:

latest

Destaque TOPO - Campanha CLDF - DENGUE

Tributo a Dandara e Zumbi leva arte e consciência racial a 10 escolas do DF

Projeto do Grupo Cultural Azulim alcançará estudantes com apresentações, oficinas e feiras de economia criativa para valorizar a cultura afr...


Projeto do Grupo Cultural Azulim alcançará estudantes com apresentações, oficinas e feiras de economia criativa para valorizar a cultura afro-brasileira e combater o racismo


Na quarta-feira, 16 de abril, a Escola Classe Sítio das Araucárias (Faz. Mareiza St Araucarias - Nri), será a primeira entre as 10 escolas do DF que receberão apresentações gratuitas do espetáculo cênico-musical "Tributo a Dandara e Zumbi" que resgatam a memória e a resistência desses ícones da luta contra a escravidão, além de oficinas formativas, palestras e debates voltados à valorização da cultura afro-brasileira. Dez escolas públicas do DF, entre ensino fundamental e médio, receberão essa iniciativa. Informações pelo Instagram @gc.azulim

O projeto “Tributo a Dandara e Zumbi” é realizado pelo Grupo Cultural Azulim por meio de um Termo de Fomento da Fundação Palmares, do Ministério da Cultura.

O projeto também organizará feiras de economia criativa afro-brasileira, incentivando o empreendedorismo cultural e dando visibilidade a artesãos e artistas locais. As ações são gratuitas e alinhadas à Lei 10.639/03, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas.

Segundo Iranildo Moreira, presidente do Grupo Cultural Azulim, a iniciativa tem papel estratégico no enfrentamento ao racismo estrutural.

“Nosso objetivo é sensibilizar e empoderar a juventude negra, promovendo um ambiente escolar inclusivo, democrático e de respeito à diversidade. O legado de Dandara e Zumbi inspira novas gerações a acreditar na força da cultura e da educação como instrumentos de transformação social”, diz Iranildo.

O presidente do Azulim finaliza afirmando que o projeto reforça o compromisso de construir uma sociedade mais justa e plural, em que a arte serve de ponte para a conscientização e a cidadania.

Agenda de apresentações

Escolas Contempladas em Sobradinho
-Escola Classe Sítio das Araucárias – 16 de abril, das 13h às 17h
-Escola Classe Santa Helena – 22 de abril, das 09h às 13h.
- CEF 03 – 24 de abril,  das 8h às 12h
-CEM 01 -em confirmação
- CEF 04 – 16 de maio, das 13h às 17h
- Escola Classe 15 - 20 de maio, das 13h às 17h

Escolas Contempladas Sobradinho 2
CEM 04 - 08 de maio, das 13h às 17h.
CEF 08 – 12 de maio, das 13h às 17h.
CEF 07 – 29 de maio das 8h às 12h.
CEF 09 – 06 de junho, das 13h às 17h.

Grupo Cultural Azulim

Criado em 1993 e enraizado em Sobradinho II, Distrito Federal, é um verdadeiro farol de transformação social por meio da cultura. Com uma trajetória marcada pelo compromisso com a arte-educação, a capacitação profissional e o fortalecimento comunitário, o grupo encontrou no hip-hop sua principal ferramenta de impacto. Através do rap, DJ, breakdance e grafite, Azulim não apenas fomenta talentos, mas também impulsiona a identidade e o protagonismo das juventudes periféricas. O nome "Azulim" nasceu de uma gíria local que, antes usada de forma pejorativa, foi ressignificada pelos próprios integrantes e transformada em um símbolo de resistência e orgulho. Em 2023, o grupo celebrou três décadas de atuação, consolidando seu legado com o documentário "A Gangue que Virou ONG", uma obra que retrata sua jornada desde os primeiros passos até o reconhecimento como uma referência sociocultural Ao longo dos anos, o Azulim reafirmou sua missão de usar a cultura como ferramenta de inclusão, promovendo a autoestima e a valorização das raízes periféricas. Seu trabalho é um testemunho vivo de que arte e coletividade podem mudar realidades e construir novos futuros.

Serviço:

O quê: Projeto Tributo a Dandara e Zumbi- iniciativa do Grupo Cultural Azulim que une arte, educação e militância cultural para promover a igualdade racial.
Onde: 10 escolas públicas do Distrito Federal
Quando: A partir de 16 de abril
Informações: @gc.azulim
O projeto “Tributo a Dandara e Zumbi” é realizado pelo Grupo Cultural Azulim por meio de um Termo de Fomento da Fundação Palmares, do Ministério da Cultura.

Nenhum comentário

Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!

GDF DETRAN

Oferecimento Tribuna do Brasil & Agência Brasil