TRUE

Latest Posts

TRUE
{fbt_classic_header}

Últimas Notícias:

latest

Destaque TOPO - Campanha CLDF - DENGUE

TBR | Rússia em sinal de desespero convoca 300 mil reservistas despreparados para a guerra na Ucrânia

Mobilização militar não será suficiente para levar Rússia à vitória contra a Ucrânia, dizem analistas Treinamento reduzido, má liderança e a...

Mobilização militar não será suficiente para levar Rússia à vitória contra a Ucrânia, dizem analistas
Treinamento reduzido, má liderança e até a falta de vontade dos reservistas tendem a impactar negativamente no desempenho das tropas russas

A recente contraofensiva de Kiev, que levou à reconquista de milhares de quilômetros quadrados antes sob o controle de Moscou, forçou o presidente russo Vladimir Putin a recorrer a uma medida extrema: uma mobilização nacional parcial, com o objetivo de adicionar às forças armadas até 300 mil reservistas. Entretanto, a estratégia pode não ser suficiente para levar a Rússia à vitória na Ucrânia. É o que apontam analistas ouvidos pela rede Radio Free Europe.

Na opinião de Michael Kofman, analista militar e chefe do programa de estudos da Rússia no think tank norte-americano CNA, a decisão de Putin “pode estender a capacidade russa de sustentar esta guerra, mas não muda a trajetória e o resultado geral”.

Rob Lee, especialista do programa para a Eurásia do Instituto de Pesquisa em Política Externa dos EUA, concorda: “Ainda acho que a Ucrânia tem muitas vantagens daqui para frente”, diz ele, que igualmente vê a mobilização como uma mera oportunidade de resolver “por alguns meses” o problema russo da falta de mão de obra militar.

Soldados do exército da Rússia (Foto: reprodução/Facebook)

Treino, liderança e motivação

A sistemática estabelecida pelo Kremlin indica um problema: o treinamento deficiente dos reservistas. Cidadãos que atendem às condições de convocação começaram a receber cartas para que se apresentem e cumpram duas semanas de treinamento a partir do final de setembro. Os especialistas apontam que esse prazo é pequeno e que o país talvez não tenha estrutura para coordenar o programa emergencial.

“Não importa quanto pessoal eles mobilizem, qualquer que seja o número que você possa imaginar. Os militares russos são realmente bastante limitados no número de tropas que podem sustentar e comandar no teatro de operações militares”, disse Kofman, que vê até a alimentação dos soldados como um desafio para Moscou.

Em uma série de posts no Twitter, Mark Hertling, ex-comandante do exército dos EUA na Europa, listou obstáculos que talvez as forças armadas russas não consigam superar. “A questão é que o exército russo é mal liderado e mal treinado. Isso começa no treinamento básico e não melhora durante o tempo do soldado da Rússia no uniforme”, disse ele. “Mobilizar 300 mil ‘reservistas’ (depois de falhar com forças convencionais esgotadas, milícias desorganizadas, recrutar prisioneiros e usar paramilitares como o Wagner Group) será extremamente difícil”.
Hertling citou ainda uma questão crucial: a falta de vontade dos reservistas de ir à luta. “E colocar ‘novatos’ em uma linha de frente que foi atacada, tem o moral baixo e que não quer estar lá pressagia mais desastre para a Rússia. De cair o queixo. Um novo sinal de fraqueza da Rússia”.

Lee reforça esse aspecto. “Esta guerra será cada vez mais travada por voluntários do lado ucraniano que estão motivados e com moral. Do lado russo, veremos uma parcela cada vez maior de pessoas que não querem estar lá”, disse o especialista do Instituto de Pesquisa em Política Externa dos EUA.

Reservistas despreparados

Para Moscou, uma forma de driblar esses problemas é dar prioridade aos dois milhões de ex-conscritos e ex-militares contratados que estão hoje na reserva, de acordo com o think tank Instituto para o Estudo da Guerra, de Washington. Todos foram treinados no passado, o que serviria como atalho para a preparação.

Entretanto, mesmos essa elite dos reservistas está destreinada, vez que não há um programa regular de preparação militar. Nos EUA, por exemplo, cidadãos nessas condições participam de exercícios mensais e fazem duas semanas anuais de treinamento intensivo.

“Se você pensou que os militares russos tiveram problemas de desempenho até agora, apenas observe o que essa força mobilizada vai estragar”, afirmou pelo Twitter Dara Mascott, pesquisador sênior do think tank norte-americano RAND Corporation, com foco em questões de defesa na Rússia. “O MOD (Ministério da Defesa russo) sabe que o sistema de mobilização fede, eles o deixaram desmoronar por mais de dez anos”.

O analista militar independente Pavel Luzin já havia alertado para esse problema, ante a relatos anteriores de soldados russos que treinaram por pouco mais de uma semana até serem enviados à guerra. “Uma semana [de treinamento] não é nada. Para um soldado, é um caminho direto para um hospital ou um saco para cadáveres”, afirmou ele.

Samuel Cranny-Evans, analista militar do think tank Royal United Services Institute, em Londres, diz que não é apenas o treinamento de combate que faz falta: “Há muito a aprender em termos de coordenação e cooperação com uma equipe. E é bastante demorado”.

Se os problemas se confirmarem, a alternativa da Rússia pode ser simplesmente enviar mais soldados ao campo de batalhas após a primeira leva. Embora a mobilização inicial seja parcial, a lei abre espaço para que seja ampliada posteriormente.

“Esta fase de mobilização pode ser apenas o começo de mais mobilização”, afirmou Kofman, especialista do CNA. “Todo mundo na Rússia entende que pode estar na próxima onda. E que isso é apenas o começo”.

FONTE: AGÊNCIA BRASIL | EDIÇÃO: REDAÇÃO GRUPO M4

UMA MARCA DO GRUPO

*CURTA A NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK, SIGA-NOS NO INSTAGRAM E TWITTER, COMPARTILHE AS NOSSAS PUBLICAÇÕES*

*Instagram* - https://www.instagram.com/tribunadobrasil/

*Facebook* - https://web.facebook.com/tribunadobrasil.BR/

*Twitter* - https://twitter.com/tribunabrasilBR

*e-Mail*: grupoM4.contato@gmail.com

#brasil #brasilia #riodejaneiro #saopaulo #ceara #bahia #minasgerais #riograndedosul #riograndedonorte #santacatarina #jornalista #andersonmiranda #noticias #grupom4 #comunicacao #producao #publicidade #tribunadobrasil #tribunadodf #alobrasilia #daquidf #eixonacional #deputadosesenadores #prefeitosevereadores #entendercondominio #folhadodf #informaconcurso #jknoticias #jornaldoentorno #maisaguasclaras #opasquimdobrasil #pautanacional  #consultarimoveis #jornalismo

Nenhum comentário

Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!

Oferecimento Tribuna do Brasil & Agência Brasil