TRUE

Latest Posts

TRUE
{fbt_classic_header}

Últimas Notícias:

latest

Destaque TOPO - Campanha CLDF - DENGUE

Ibaneis determina que o GDF faça a vacinação de maiores de 41 anos, grávidas e puérperas, o agendamento começa agora

Por determinação do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha MDB), a marcação começa neste sábado (10), às 10h, e vacinação inicia na s...



Por determinação do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha MDB), a marcação começa neste sábado (10), às 10h, e vacinação inicia na segunda-feira (12), quando também serão imunizadas forças de segurança e SLU

Fotos: Renan Oliveira.

A Secretaria de Saúde abre agendamento, às 10h deste sábado (10), para que pessoas que têm entre 41 e 59 anos e gestantes e puérperas sem comorbidades escolham dia, horário e local para receber a primeira dose da vacina contra a covid-19. Confira no site para agendamento.

A programação da pasta é que as 21 mil doses da vacina Pfizer-BioNTech, que chegaram na tarde dessa quinta-feira (8), sejam destinadas para as faixas etárias e as 5,8 mil doses da CoronaVac recebidas nesta sexta (9) serão usadas para os seguintes grupos:

– 3 mil doses para concluir a vacinação dos profissionais das forças de segurança;
– 1,7 mil doses para gestantes e puérperas sem comorbidades;
– 1 mil doses para vacinação de trabalhadores do Serviço de Limpeza Urbana (SLU).

As outras 5,8 mil doses da CoronaVac, que totalizam a remessa de 11,6 mil doses, serão usadas para a segunda aplicação.

A vacinação para as faixas etárias e gestantes e puérperas ocorrerá entre segunda (12) e quarta-feira (14), nos 55 pontos de vacinação. Já os profissionais das forças de segurança serão vacinados na Praça dos Cristais, por lista nominal, a partir de segunda (12). A vacinação dos trabalhadores do SLU será entre segunda (12) e quarta (14) no Parque da Cidade, estacionamento 13, e na UBS 1 do Lago Norte.

O processo de imunização para esse grupo etário começa já na segunda-feira (13). O avanço na vacinação está sendo possível com o recebimento de novas doses do antídoto, que chegarão até este sábado (10) ao DF. Somam-se a elas o remanejamento de 3.698 doses que estavam direcionadas a outros grupos de prioridade, mas que não tiveram procura.

De acordo com o secretário da Saúde, Osnei Okumoto, o número de vagas abertas para marcação depende de um cálculo que está sendo feito pela pasta. "Ainda está sendo definido, porque a gente faz isso dentro de 55 bases de vacinação e localizando as 'sobras' nessas bases para só então dizer quantas doses terão em cada uma delas", explicou o secretário.

Ouvidoria
A partir de agora, quem tomou a primeira dose da vacina em outra unidade da federação não precisará mais recorrer à Ouvidoria do GDF para comprovar residência em Brasília e, assim, receber a segunda dose por aqui. Segundo o secretário da Casa Civil Gustavo Rocha, a comprovação de endereço será necessária diretamente no posto de vacinação, mas deverá obedecer um critério: só será possível se a idade do cidadão já estiver sendo atendida no DF.

"Se uma pessoa de 30 anos que, por exemplo, tomou a primeira dose em São Luís do Maranhão, e tentar tomar a segunda aqui, ela não irá conseguir fazê-lo dentro do prazo, já que o critério obedecerá a ordem de idade que estiver sendo vacinada aqui."

Nenhum comentário

Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!

Oferecimento Tribuna do Brasil & Agência Brasil