Termo de compromisso foi assinado entre o Brasil, a Colômbia e a União Europeia. Senad estudará meios de usar os recursos arrecadados em ope...
Termo de compromisso foi assinado entre o Brasil, a Colômbia e a União Europeia. Senad estudará meios de usar os recursos arrecadados em operações policiais em iniciativas para promover o desenvolvimento sustentável

O Brasil, a Colômbia e a União Europeia firmaram termo de compromisso para regularizar a destinação social de bens apreendidos do tráfico de drogas. O documento foi assinado no último dia do encontro anual do Programa de Cooperação entre a América Latina, o Caribe e a União Europeia sobre a Política de Drogas (Copolad), que ocorreu na terça-feira (6) e quarta-feira (7), em Varsóvia, na Polônia.
O termo permitirá que o Copolad financie estudos para a criação de um marco regulatório que definirá como o dinheiro apreendido do narcotráfico poderá ser utilizado em ações que promovam o desenvolvimento sustentável. A iniciativa está de acordo com a Estratégia de Drogas da União Europeia 2021-2025 e, no Brasil, ela dialoga diretamente com a linha de desenvolvimento alternativo sustentável, que faz parte da nova política sobre drogas.
A titular da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad), Marta Machado, assinou o documento representando o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Segundo ela, o acordo permitirá que o Brasil avance na apreensão de bens nas ações contra o narcotráfico, área em que o País já vem coletando resultados expressivos.
“Em 2024, a Senad superou a meta de arrecadação com a venda desses bens aprendidos. Com a assinatura do termo, poderemos desenvolver a expertise que países como a Itália já têm na destinação social de bens apreendidos e fazer com que os valores retornem às comunidades, em uma estratégia que integra o desenvolvimento alternativo sustentável na política sobre drogas”, reforçou Marta.
Durante o encontro, os dirigentes reforçaram o compromisso de utilizar o Copolad como a principal plataforma para promover e intensificar o diálogo político, a coordenação e a cooperação no enfrentamento e no combate eficaz de todos os aspectos do problema mundial das drogas.
Copolad
O Copolad tem como objetivo acompanhar a implementação dos compromissos assumidos na Declaração de La Paz em 2024 e fortalecer o espaço de diálogo sobre as estratégias compartilhadas de políticas de drogas entre os países da União Europeia e da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). O tema da reunião deste ano foi Um Desafio Comum, uma Estratégia Compartilhada.
Nenhum comentário
Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!