TRUE

Latest Posts

TRUE
{fbt_classic_header}

Últimas Notícias:

latest

Destaque TOPO - Campanha CLDF - DENGUE

Casa de Criatividade e Inovação inicia ciclo de atividades em escolas de Ceilândia e da Estrutural com oficinas de grafite e culinária

Daniel Toys comanda oficinas com alunos da rede pública em maio com mais de 50 anos de shows, 9 discos solo, inúmeras participações em outro...

Daniel Toys comanda oficinas com alunos da rede pública em maio



com mais de 50 anos de shows, 9 discos solo, inúmeras participações em outros, Prêmio de Melhor Cantora no PMB 2009, um curta metragem sobre sua vida com mais de 21 prêmios (inclusive de melhor atriz), em 2022 Áurea comemora 82 anos como se debutasse, cheia de vigor e energia telúricos, lançando disco e fazendo lives ao lado de parceiros cinco décadas mais jovens. A vida toda tive
que me reinventar. A volta ao mundo em 80 dias é para os fracos, a volta ao mundo é em 80 lives!" diz ela. Áurea sabe que seu tempo de colher é hoje. Ela está vivíssima. E dando frutos.

SOBRE O DISCO


Em SENHORA DAS FOLHAS (Biscoito Fino), ÁUREA MARTINS encarna o feminino curador em canções que homenageiam as rezadeiras, curandeiras e benzedeiras do Brasil, mulheres-matriz fundamentais no esgarçado tecido social deste país profundo. No repertório, Incelenças do sertão de Minas Gerais e bendito medieval ganham roupagem luxuosa e camerística que une viola caipira,
violoncelo e viola da gamba e se unem a canções ultrajovens como “A Rezadeira” do rapper Projota e “Ponto das Caboclas de Camila Costa”, `a um canto do povo Parakanã e um poema da etnia Macuxi, sambas de lá do recôncavo e daqui do Rio de Janeiro compondo um disco surpreendente e contemporâneo, reverente e iconoclasta, que tece como num bordado o diálogo entre os imaginários urbano e rural do país. Unindo os vários Brasis e as duas pontas da vida, Áurea visita sua ancestralidade e ganha o terreiro do qual é rainha por herança e direito: o solo fértil das miscigenações afro-índigenas, caboclo-encantadas, orixás-pajé, recebendo de braços abertos o novo. O disco faz contato com a nossa essência formativa e ilumina o lugar da mulher como protagonista e guardiã dos saberes deste país diverso. Estabelecendo a possibilidade real de elevar a potência do seu alcance na cena nacional, para ser universal, Áurea fala da sua aldeia.

A partir de maio, alunos da rede pública de ensino de Ceilândia e Estrutural terão acesso a oficinas gratuitas de grafite e culinária no contraturno escolar. Sob iniciativa do Instituto IECAP, com Termo de Fomento junto ao Ministério da Cultura e Governo Federal, as atividades do projeto Casa de Criatividade e Inovação têm como objetivos promover o amplo acesso à cultura, despertar talentos artísticos e incentivar a economia criativa.


No comando da oficina de grafite, assume o renomado artista de street art Daniel Toys, juntamente com sua equipe. Com uma irreverência singular de criatividade, rebeldia e cores, suas obras se destacam nas ruas de Brasília e mundo afora, em países como Alemanha, França, Argentina e Reino Unido. Para ele, incentivar os jovens vai além da arte.

De Brasília para o mundo. Nascido em 1991, Daniel Toys teve sua infância agitada, porém sempre brincando de desenhar e criar personagens. Foi aos 13 anos que começou a desenhar em muros da cidade, fazendo alguns grafites para deixar a sua marca. Com o tempo, entendeu a importância de conquistar seus espaços na cidade e foi mudando seu posicionamento. O artista começou a cursar Publicidade e Propaganda, apaixonou-se por comunicação, estagiou e trabalhou em agências de publicidade onde conquistou uma grande bagagem profissional, e foi aí que sua perspectiva mudou. Toys acredita que “Tudo começa no sonho” e sua principal motivação é que o amor e a cor possam mudar o mundo, conectar pessoas e transformar vidas.

“Eu não consigo me lembrar do tempo em que eu não pintava, porque comecei cedo, tendo o incentivo de um tio, que sempre me apoiou a seguir essa carreira. Hoje, poder levar para crianças um pouco da metodologia que eu aprendi, que me permitiu viver do meu sonho é muito gratificante e por isso é tão mágico e transformador. Isso pode mudar completamente a vida dos jovens e não somente por conta da arte, mas por conta de tudo o que a arte representa na vida de todas as pessoas que permitem conhecê-la”, afirma Toys.

Para além da jornada cultural, o projeto Casa de Criatividade e Inovação busca também incentivar o empreendedorismo nas oficinas, fazendo com que os jovens compreendam o potencial de geração de renda e independência socioeconômica que o grafite e a gastronomia podem oferecer em suas comunidades.


“Temos no DF uma juventude carente de oportunidades, e o projeto vem abrir portas para que os jovens possam enxergar suas comunidades as possibilidades pulsantes da arte e da cultura locais”, comenta Renata Oliveira, presidente do Instituto IECAP.

Para o grande encerramento do projeto, o Casa de Criatividade e Inovação promoverá a exposição das obras de arte produzidas pelos jovens na Vila dos Sertões, em Goiânia, durante o evento que celebra o início da competição do Rally do Sertões 2025, garantindo aos artistas a oportunidade de incentivo e de visibilidade de seus trabalhos no cenário nacional.

Ao todo, 150 estudantes do Centro Educacional 15 de Ceilândia e do Centro Educacional 01 da Estrutural serão beneficiados com diversas atividades gratuitas, incluindo aulas teóricas e práticas, workshop e intercâmbio de aprendizado com profissionais de renome nas áreas.

O Projeto


Em sua primeira edição, realizada em 2019, o Casa de Criatividade e Inovação impactou 300 jovens em oficinas de doces, grafite, vídeo de bolso e papel machê, além de workshops, bate-papo e intercâmbio com empreendedores, blogueiros e agentes renomados da cultura, dentre eles o designer estilista Ronaldo Fraga. Soma-se às realizações do projeto a criação do Coletivo Mistura Criativa, idealizado para proporcionar aos jovens a experiência do empreendedorismo social e da economia criativa por meio da venda de peças artesanais produzidas durante o projeto – cachepôs de papel machê, camisetas, caixas, bandejas de azulejos grafitados em homenagem a Athos Bulcão e doces artesanais.

Instituto IECAP


O Instituto de Educação, Esportes, Cultura e Artes Populares atua há mais de 24 anos na execução de projetos sociais e contribuição para políticas públicas, alcançando mais de 200 mil vidas impactadas em diversas regiões pelo Brasil. Sob a direção de Renata Oliveira, presidente e executiva social, a missão do IECAP é promover ações de educação, empreendedorismo, cultura e inovação que proporcionem uma melhor e maior inclusão social de comunidades que enfrentam situação de vulnerabilidade.


Nenhum comentário

Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!

Oferecimento Tribuna do Brasil & Agência Brasil