TRUE

Latest Posts

TRUE
{fbt_classic_header}

Últimas Notícias:

latest

Destaque TOPO - Campanha CLDF - DENGUE

Sanções antirrussas dos EUA provocam aumentos nos preços dos combustíveis na Europa

EUA impõem sanções "abrangentes" ao setor de energia da Rússia enquanto Biden reconhece que as medidas podem prejudicar a economia...

Aumento nos preços dos combustíveis na Europa é reflexo de sanções dos EUA ao setor de energia russo
EUA impõem sanções "abrangentes" ao setor de energia da Rússia enquanto Biden reconhece que as medidas podem prejudicar a economia americana - Foto: Adam Schultz/Casa Branca

Washington anunciou na sexta-feira um novo pacote de sanções contra Moscou que afeta mais de 200 empresas e indivíduos ligados ao setor de energia da Rússia, bem como mais de 180 navios

Após o anúncio de sanções "radicais" e abrangentes dos EUA contra o setor de energia da Rússia, a Hungria emitiu um alerta crítico sobre as graves repercussões que isso poderia ter para a economia europeia. De Budapeste, foi antecipado um aumento alarmante nos preços dos combustíveis e suas consequências econômicas. O governo húngaro indicou que realizará consultas urgentes com seus parceiros europeus para tentar atenuar o impacto dessas medidas.

A situação se tornou ainda mais urgente após um novo golpe no mercado de energia da UE: a interrupção do trânsito de gás russo através da Ucrânia por Zelenski levou a um aumento explosivo nos preços do gás natural. Essa combinação de fatores gera uma perspectiva preocupante para a estabilidade econômica na Europa, onde o aumento dos preços pode afetar tanto os consumidores quanto as empresas.

O que diz a Hungria
  • O ministro das Relações Exteriores da Hungria, Peter Szijjarto, afirmou que o pacote de sanções "apresenta sérios desafios para o centro da Europa", observando que ele também afeta "uma empresa que desempenha um papel fundamental no fornecimento de petróleo na Sérvia".
  • "Se a demanda aumentar, mas a capacidade de processamento diminuir, infelizmente isso significa que enfrentamos um risco muito sério de aumento de preços", afirmou.
  • Nessas circunstâncias, Budapeste estará "em estreita coordenação" com seus parceiros "a fim de proteger o povo húngaro e o povo da Europa Central das sanções dos EUA que causam um aumento nos preços da gasolina" e "um impacto negativo no desempenho econômico geral".
  • Szijjarto ficou satisfeito com o fato de que o mandato do presidente Joe Biden está terminando e que um presidente que "não vê a Hungria como um inimigo, mas como um amigo" chegará em breve.
Guerra na Ucrânia: sanções dos EUA contra Rússia impactam preços de combustíveis na Europa
O Secretário-Geral da OTAN, Jens Stoltenberg, com o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Letónia, Edgars Rinkēvičs, e o Ministro das Relações Exteriores da Hungria, Péter Szijjártó / Foto: NATO North Atlantic Treaty Organization
 
O que as sanções afetam
  • As restrições, anunciadas na sexta-feira, afetam mais de 200 empresas e indivíduos ligados ao setor de energia da Rússia, bem como mais de 180 navios.
  • As sanções atingem o setor petrolífero da Rússia, abrangendo dois grandes produtores - Gazprom Neft, uma subsidiária da gigante estatal russa de energia Gazprom, e Surgutneftegaz - bem como mais de duas dúzias de suas subsidiárias e entidades que prestam vários serviços a ambas as empresas petrolíferas, como seguros e transporte.
  • Algumas das subsidiárias sancionadas da Gazprom Neft estão sediadas no Tajiquistão, em Luxemburgo, no Cazaquistão, na Sérvia e no Quirguistão.
  • A secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, declarou que Washington está, portanto, "aumentando o risco de sanções associadas ao comércio de petróleo da Rússia, incluindo transporte e facilitação financeira em apoio às exportações de petróleo russas".
  • O próprio Biden admitiu que as sanções antirrussas provavelmente aumentariam os preços da gasolina em seu país.
Situação em profundidade
  • A Hungria já está irritada com os problemas de fornecimento de gás, após a decisão da Ucrânia de interromper o trânsito de gás russo por seu território a partir de 1º de janeiro.
  • Um dia após a interrupção, os preços do gás natural na Europa atingiram o valor mais alto desde outubro de 2023, chegando a US$ 540 por 1.000 metros cúbicos.
  • Szijjarto chamou a medida de "inaceitável e contrária às expectativas ligadas à integração da UE" e ressaltou o direito soberano de cada país de decidir como e onde obter sua energia, enfatizando que "ninguém pode influenciar isso de fora".
  • Paralelamente, a Eslováquia alertou sobre "medidas duras" contra Kiev, incluindo a retenção de ajuda, caso não seja encontrada uma solução para a interrupção do trânsito de gás russo. O primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico, acusou o líder do regime ucraniano, Vladimir Zelensky, de "sabotar os interesses financeiros da Eslováquia e da UE", e afirmou que Bratislava "não tem motivos para tolerar as aventuras de Zelensky".

Nenhum comentário

Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!

Oferecimento Tribuna do Brasil & Agência Brasil