TRUE

Latest Posts

TRUE
{fbt_classic_header}

Últimas Notícias:

latest

Destaque TOPO - Campanha CLDF - DENGUE

"Presidente Lula Reivindica Contribuição dos Países Ricos na Preservação Florestal na COP28"

"Apelo Emocionado de Lula na COP28 Pela Contribuição Financeira Internacional na Preservação Florestal" Durante a Conferência das ...

"Apelo Emocionado de Lula na COP28 Pela Contribuição Financeira Internacional na Preservação Florestal"

Durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28) em Dubai, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um discurso emocionado, destacando a necessidade de os países ricos assumirem responsabilidade financeira pela preservação das florestas globais. Utilizando seu talento para improvisação e atuação, Lula enfatizou a importância de investimentos significativos para a proteção ambiental, uma iniciativa apoiada pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que apresentou os esforços bem-sucedidos do Brasil na redução do desmatamento e na proteção das comunidades indígenas e quilombolas.

Apelo emocionado de Lula e Marina Silva para conseguir recursos internacionais para a preservação da Floresta Amazônica | Foto: Ricardo Stuckert / PR

Em um apelo emocionado na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023 (COP28), em Dubai, o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva destacou a responsabilidade dos países ricos na preservação das florestas globais. Com sua notória habilidade de comunicação e capacidade de evocar emoções, Lula enfatizou que pela primeira vez, em 28 anos de conferências, as florestas estavam "falando por si". 

Ao relembrar a trajetória da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, Lula cedeu seu tempo de fala para ela, numa demonstração de respeito e admiração pela sua história de vida, ligada intimamente às florestas. O presidente, conhecido por sua expressividade, não conteve as lágrimas ao contar a história de Marina, que cresceu nos seringais da Amazônia e se alfabetizou aos 16 anos.

Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva e o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante reunião sobre Mudança do Clima, em Dubai. Foto: Ricardo Stuckert / PR

Lula reiterou que o cuidado com as florestas vai além de evitar o desmatamento; é preciso cuidar das pessoas que nelas habitam e de sua biodiversidade. E para isso, afirmou, é necessário um investimento significativo, que deve ser compartilhado pelos países mais ricos do mundo. 

Marina Silva, em sua apresentação, reforçou as políticas de preservação ambiental do governo, destacando a redução significativa do desmatamento na Amazônia e as medidas de proteção às comunidades indígenas e quilombolas. A ministra também mencionou o Plano de Transformação Ecológica, uma abordagem sistêmica para o desenvolvimento sustentável adotada pelo governo.

Na COP28, o Brasil propôs que os países com Fundos Soberanos invistam no mínimo US$ 250 bilhões em um Fundo para manutenção das florestas tropicais do mundo, reafirmando seu compromisso com a preservação ambiental. As declarações do presidente Lula e da ministra Marina Silva na COP28 reforçam o papel do Brasil como um defensor da sustentabilidade ambiental no cenário global.





Nenhum comentário

Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!

Oferecimento Tribuna do Brasil & Agência Brasil