TRUE

Latest Posts

TRUE
{fbt_classic_header}

Últimas Notícias:

latest

Destaque TOPO - Campanha CLDF - DENGUE

POLÍCIA FEDERAL prende suspeitos de atuar pelo HEZBOLLAH no Brasil

Associados ao Hezbollah são presos no Brasil sob suspeita de planejar ataques contra judeus Nesta quarta-feira (8), a Polícia Federal (PF) d...

Associados ao Hezbollah são presos no Brasil sob suspeita de planejar ataques contra judeus


Nesta quarta-feira (8), a Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Trapiche, com o objetivo de obter provas de um possível recrutamento de brasileiros pelo Hezbollah, que paralelamente estaria preparando ataques contra judeus residentes no país. Duas pessoas foram presas suspeitas de ligação com o grupo político e militar xiita libanês.

Além de dois mandados de prisão temporária, as autoridades federais cumpriram 11 ordens de busca e apreensão, todos expedidas pela Subseção Judiciária de Belo Horizonte, abrangendo os estados de Minas Gerais, São Paulo e o Distrito Federal. Segundo o jornal O Globo, os suspeitos planejavam atacar edifícios da comunidade judaica.

Um dos detidos na cidade de São Paulo foi capturado no momento em que desembarcava de uma viagem procedente do Líbano. A PF suspeita que ele tenha trazido informações para compartilhar com seu cúmplice, com o suposto propósito de executar os ataques terroristas.

A Operação Trapiche se baseia na rígida lei antiterrorismo do Brasil, promulgada antes dos Jogos Olímpicos do Rio em 2016. A legislação adota uma postura contundente contra a prática de atos motivados por xenofobia, discriminação racial, étnica e religiosa.

Polícia Federal brasileira (Foto: divulgação)

Antissemitismo no país


O Brasil enfrenta um alarmante aumento de incidentes antissemitas, resultando em crescentes tensão e vigilância entre a comunidade judaica. De acordo com um relatório da Confederação Israelita do Brasil (Conib) divulgado em maio de 2023, houve um aumento vertiginoso de 760% nos incidentes antissemitas relacionados a escolas nos últimos três anos.

Essa escalada de problemas eleva a preocupação com possíveis ameaças e destaca a urgente necessidade de ações preventivas por parte das autoridades de aplicação da lei, segundo o Conib.

Informações do Congresso Judaico Mundial, organização internacional que representa organizações judaicas, o Brasil abriga aproximadamente 92 mil judeus, o que o posiciona como a décima maior comunidade global e a segunda maior na América Latina, ficando atrás apenas da Argentina.

Hezbollah na América do Sul


Relatórios do governo dos EUA sugerem que o Hezbollah está envolvido na captação de recursos por meio de atividades ilegais, como contrabando, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, na região da Tríplice Fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai. Essas atividades seriam utilizadas para financiar as operações do grupo no exterior.

Em janeiro, o Departamento do Tesouro norte-americano relacionou o ex-presidente paraguaio Horacio Cartes à lavagem de dinheiro associada ao Hezbollah.

Terrorismo no Brasil


Episódios recentes mostram que o Brasil é visto como porto seguro pelos extremistas. Em dezembro de 2013, levantamento do site The Brazil Business indicava a presença de ao menos sete organizações terroristas no Brasil: Al-Qaeda, Jihad Media Battalion, Hezbollah, Hamas, Jihad Islâmica, Al-Gama’a Al-Islamiyya e Grupo Combatente Islâmico Marroquino.

Em 2016, duas semanas antes do início dos Jogos Olímpicos no Rio, a PF prendeu um grupo jihadista islâmico que planejava atentados semelhantes aos dos Jogos de Munique em 1972. Dez suspeitos de serem aliados ao Estado Islâmico foram presos e dois fugiram.

Mais recentemente, em dezembro de 2021, três cidadãos estrangeiros que vivem no Brasil foram adicionados à lista de sanções do Tesouro Norte-americano. Eles são acusados de contribuir para o financiamento da Al-Qaeda, tendo inclusive mantido contato com figuras importantes do grupo terrorista.

Para o tenente-coronel do exército brasileiro André Soares, ex-agente da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), os recentes anúncios do Tesouro causam “preocupação enorme”, vez que confirmam a presença do país no mapa das organizações terroristas islâmicas.

“A possibilidade de atentados terroristas em solo brasileiro, perpetrados não apenas por grupos extremistas islâmicos, mas também pelo terrorismo internacional, é real”, diz Soares, mestre em operações militares e autor do livro “Ex-Agente Abre a Caixa-Preta da Abin” (editora Escrituras). “O Estado e a sociedade brasileira estão completamente vulneráveis a atentados terroristas internacionais e inclusive domésticos, exatamente em razão da total disfuncionalidade e do colapso da atual estrutura de Inteligência de Estado vigente no país”. 

Nenhum comentário

Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!

Oferecimento Tribuna do Brasil & Agência Brasil