Minas Gerais, 13 de julho de 2025 – O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, localizado na região norte de Minas Gerais, foi oficialmente reco...
Minas Gerais, 13 de julho de 2025 – O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, localizado na região norte de Minas Gerais, foi oficialmente reconhecido como Patrimônio Mundial Natural pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A decisão foi anunciada neste domingo (13), durante a 46ª sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, realizada em Paris
O reconhecimento destaca o Peruaçu como um sítio de "valor universal excepcional", combinando relevância geológica, arqueológica, ecológica e paisagística em um único território. Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a honraria é resultado de um "esforço cotidiano" das comunidades locais, da equipe do instituto e de diversos parceiros institucionais para proteger a biodiversidade brasileira.
A conquista é fruto da articulação entre o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, o ICMBio, o Itamaraty e diversos setores da sociedade civil. O destaque também vai para o povo indígena Xakriabá, que, com seus saberes tradicionais, tem sido guardião histórico da região.
Criado em 1999, o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu abrange 56.448 hectares e está situado entre os municípios de Januária, Itacarambi e São João das Missões. O parque abriga mais de 200 cavernas catalogadas, sítios arqueológicos com vestígios humanos de até 12 mil anos, pinturas rupestres e uma biodiversidade única que integra elementos da Mata Atlântica, do Cerrado e da Caatinga.
Com o título da Unesco, a expectativa é de que o parque se torne um dos principais polos de ecoturismo do país. "O reconhecimento também abre novas oportunidades para a pesquisa científica e a inclusão social das comunidades do entorno, especialmente por meio do fortalecimento da economia local e do turismo de base comunitária", afirmou o ICMBio em nota oficial.
O jornalista e especialista em turismo Paulo Melo celebrou o título e destacou o potencial turístico do local:
"Esse reconhecimento internacional tem um poder transformador. A cidade de Januária e toda a região do entorno do Peruaçu poderão experimentar um crescimento exponencial no turismo. Eu estimo que o número de visitantes possa ser multiplicado por 50 nos próximos dez anos, impulsionando empregos, infraestrutura e orgulho regional", afirmou Paulo Melo.
Este é o primeiro sítio reconhecido como Patrimônio Mundial Natural em Minas Gerais. Com ele, o Brasil passa a contar com nove sítios naturais inscritos na lista da Unesco, ao lado de ícones como o Parque Nacional de Iguaçu, as Ilhas Atlânticas (Fernando de Noronha e Atol das Rocas) e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
O Parque Cavernas do Peruaçu está aberto à visitação e conta com diversas trilhas, mirantes, cavernas e atrativos naturais. Mais informações estão disponíveis no site do ICMBio.
Foto: Renato Santos.
Nenhum comentário
Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!