TRUE

Latest Posts

TRUE
{fbt_classic_header}

Últimas Notícias:

latest

Destaque TOPO - Campanha CLDF - DENGUE

Integrantes do governo brasileiro e missão africana visitam campos agrícolas da Embrapa Semiárido

Missão composta por 44 delegações de países africanos, entre ministros da agricultura, embaixadores e cientistas participam, nesta quarta-fe...


Missão composta por 44 delegações de países africanos, entre ministros da agricultura, embaixadores e cientistas participam, nesta quarta-feira (21), de visita ao semiárido brasileiro, na região de Petrolina (PE). Integram a delegação a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, acompanhada da primeira dama Janja Lula da Silva, cinco ministros brasileiros, diretores e chefes de Unidades da Embrapa e instituições parceiras. A programação de hoje teve início na Embrapa Semiárido, onde comitiva conheceu tecnologias para segurança hídrica no Semiárido. A visita também acontece em uma unidade de produção de frutas e área de piscicultura da Codevasf.

A ida aos campos experimentais da Embrapa e Codevasf faz parte do II Diálogo Brasil África sobre Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural, que acontece de 19 a 23 de maio, sob a coordenação do Ministério das Relações Exteriores e Agência Brasileira de Cooperação (ABC). O evento reflete a prioridade da política externa brasileira em fortalecer as relações com os países africanos, pautada em valores compartilhados e cooperação baseada na solidariedade e respeito mútuo.

Na segunda-feira (19) a presidente da Embrapa recebeu delegações e participou da sessão de abertura do II Diálogo Brasil África com o presidente Lula. Na terça-feira, ela acompanhou a delegação a uma visita ao estande da Embrapa na Feira AgroBrasília.

Em Petrolina, entre os ministros que participam da visita junto com a presidente da Embrapa e a primeira dama, estão Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária), Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome), Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar) e André de Paula (Pesca e Aquicultura).  Da Embrapa, também participam a diretora de Inovação, Negócios e Transferência de Tecnologia Ana Euler e a chefe da Embrapa Semiárido, Lúcia Helena Kiill, além de pesquisadores e técnicos do centro de pesquisa.

No Campo Experimental da Embrapa, a comitiva conheceu soluções tecnológicas para captação e armazenamento de água de chuva, como a barragem subterrânea, que mantém a água no subsolo, e as cisternas, que captam água a partir do telhado das casas para consumo das famílias e para produção de alimentos, além do reaproveitamento de água doméstica.

“É um resultado excepcional para as famílias do Semiárido nordestino e outras regiões que podem desenvolver suas potencialidades. O presidente Lula acredita muito no Programa das Cisternas, com orçamento elevado, para levar o sistema para as famílias das regiões mais desfavorecidas do Brasil, principalmente onde há período intenso de seca. Água é vida”, disse a primeira dama Janja Lula da Silva.

As delegações também visitaram a área de experimento com o Sisteminha Embrapa, iniciativa da estatal com a Universidade Federal de Uberlânica e Fapemig (foto abaixo).

Comitiva conhece a tecnologia do Sisteminha Embrapa e Janja destaca a importância do Programa Cisternas

Em fruticultura, a comitiva conheceu as contribuições da pesquisa para a produção de uva na região. Entre elas estão as cultivares desenvolvidas pela Embrapa, o controle biológico de pragas, as tecnologias pós-colheita e o monitoramento das informações de mercado (foto abaixo).

Janja, presidente da Embrapa e chefe da Semiárido visitam campo experimental de produção de uva

O grupo também conheceu o Programa "Pescando Inovação", iniciativa da Codevasf  com foco importante na promoção da pesca artesanal e sustentável, bem como no desenvolvimento de atividades de aquicultura. Na oportunidade, degustaram os produtos elaborados à base de peixe feito pelas mulheres do projeto.

Ciência e Tecnologia para alimentar uma nação

É a primeira vez que vou a um summit deste nível global e que o presidente vem diretamente falar conosco não por meio de um discurso, mas com o coração. Há 50 anos o Brasil importava comida, hoje com ciência e tecnologia é exportador de alimentos e autossuficiente. Agora o governo brasileiro convidou 44 países africanos para mostrar como isso foi feito. Não é só um pacto diplomático, mas uma parceria com os países africanos", afirmou.

"Estamos vendo nesta missão que não são tratores e máquinas que alimentam uma nação, mas com ciência e tecnologia”, afirmou, enfatizando que grãos e vegetais podem alcançar altas produtividades em regiões de Savana, com tecnologia e inovação", finalizou.

O II Diálogo Brasil África prossegue amanhã (22) com o Diálogo Ministerial que contará com apresentações de experiências brasileiras e paineis, entre eles, o painel " Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação para os Sistemas Agroalimentares Terrestres e Aquáticos" com a participação da presidente Silvia Massruhá.

Por Fernanda Birolo/Embrapa Semiárido


Nenhum comentário

Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!

Oferecimento Tribuna do Brasil & Agência Brasil