TRUE

Latest Posts

TRUE
{fbt_classic_header}

Últimas Notícias:

latest

Destaque TOPO - Campanha CLDF - DENGUE

TBR | Quer passar em consurso público? Confira as dicas de ouro!

Concurso Público: 5 dicas para se preparar melhor para a prova Com dedicação e disciplina é possível conquistar a tão sonhada vaga. Para pas...

Concurso Público: 5 dicas para se preparar melhor para a prova
Com dedicação e disciplina é possível conquistar a tão sonhada vaga.


Para passar em um concurso público o estudante deve se dedicar ao máximo, ter disciplina, estudar com afinco todas as matérias, criar uma rotina de estudos e muito mais. Enfim, não é fácil assimilar todo o conteúdo que deverá cair na prova. Felizmente existem técnicas e estratégias que podem auxiliá-lo nesta tarefa.

O fato é que o concurso é uma oportunidade de ingressar em uma instituição governamental através de seu mérito. Além disso, ser um servidor tem muitas vantagens, como bons salários, estabilidade, e qualidade de vida. No entanto, como é um cargo bastante procurado, não é fácil se destacar em meio a uma multidão de concorrentes.

Para que o concurseiro se dê bem na avaliação, ele deve utilizar do que for necessário para que entenda os assuntos estudados, além de conhecer o tipo de prova que a banca examinadora costuma aplicar. O aluno dedicado, que se propõe a realmente estudar para o concurso, tem grandes chances de passar na prova.

Com algumas técnicas, dicas e uma boa preparação, é possível se destacar no meio da multidão de concurseiros e conquistar a tão sonhada vaga. Ademais, veremos abaixo o que o estudante pode fazer para se diferenciar da concorrência.

1 – Mantenha a calma

A ansiedade pode atrapalhar bastante a rotina de estudos para o cuncurso público. Normalmente é preciso se dedicar a uma rotina de estudos que demanda tempo e empenho. É preciso ter calma e não se afobar. Não adianta começar seus estudos esperando passar em uma prova em pouco tempo.

Ter disciplina, calma e organização, são aspectos essenciais para quem deseja absorver melhor o conteúdo que irá cair na prova. É preciso ter um tempo adequado para estudar com uma rotina diária. Ter a mente tranquila nesta hora pode ser determinante para ir bem na avaliação.

2 – Foque em um concurso por vez

Focar em apenas um edital pode facilitar a vida do candidato. Para uma melhor preparação é indicado que se escolha um concurso relacionado a sua área de atuação. Dessa maneira é possível se preparar para o que realmente deverá cair na prova, de acordo com o edital do concurso.

Deve-se observar se o concurso será para nível médio ou superior, se é da área judiciária, de comunicação, fiscal, entre outros. Uma boa dica é saber como são as provas realizadas pela banca examinadora. Sendo assim, o candidato poderá ter um foco maior no conteúdo a ser assimilado.

3 – Seja organizado

É importante organizar todo o conteúdo de estudos para o concurso público. Todavia, não adianta comprar inúmeros livros e apostilas relacionados a sua prova se você não tiver tempo de estudá-los. Uma dica é começar pela base, pelo início, criando um alicerce para a aquisição de conhecimento.

Deve-se analisar o edital de forma detalhada e buscar uma organização do conteúdo de forma a facilitar o dia a dia de estudo. Vale ressaltar que o ambiente onde o concurseiro irá estudar deve ser sempre limpo, dessa maneira ele consegue uma maior produtividade em suas atividades.

4 – Crie um plano de estudos para o concurso

Depois de escolher a área de atuação, é interessante criar um plano de estudos eficiente, que contemple todas as matérias dispostas no edital do concurso. Aliás, esta é uma maneira de organizar melhor o conteúdo dos estudos. Tenha em mente o tempo necessário para cada matéria.

Em síntese, um plano de estudos auxilia o concurseiro em diversos aspectos, aumentando a sua dedicação, eficiência, produtividade e sua motivação. Para tal, é preciso analisar as disciplinas, observar os conteúdos com maior dificuldade, fazer um planejamento para a revisão e para os exercícios, entre outros.

5 – Faça muitos exercícios

Para fixar melhor a matéria estudada, nada melhor do que fazer bastante exercícios. Através deles, o concurseiro assimila melhor o conteúdo, observa o que há de errado, reforça o conhecimento acerca das matérias, enfim, é preciso dedicar uma parte do tempo de estudo para a sua resolução. O concurseiro só tem a ganhar.

Dessa forma, o estudante de concurso público pode analisar como está se saindo e buscar uma maior compreensão dos conteúdos que têm mais dificuldade. Ao errar um exercício, por exemplo, pode-se ir atrás da resposta e aprender um pouco mais sobre a questão.

Por Paulo E.F. De Almeida 

FONTE: NOTÍCIASCONCURSOS.COM.BR | EDIÇÃO: REDAÇÃO GRUPO M4

UMA MARCA DO GRUPO

*CURTA A NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK, SIGA-NOS NO INSTAGRAM E TWITTER, COMPARTILHE AS NOSSAS PUBLICAÇÕES*

*Instagram* - https://www.instagram.com/tribunadobrasil/

*Facebook* - https://web.facebook.com/tribunadobrasil.BR/

*Twitter* - https://twitter.com/tribunabrasilBR

*e-Mail*: grupoM4.contato@gmail.com

#brasil #brasilia #riodejaneiro #saopaulo #ceara #bahia #minasgerais #riograndedosul #riograndedonorte #santacatarina #jornalista #andersonmiranda #noticias #grupom4 #comunicacao #producao #publicidade #tribunadobrasil #tribunadodf #alobrasilia #daquidf #eixonacional #deputadosesenadores #prefeitosevereadores #entendercondominio #folhadodf #informaconcurso #jknoticias #jornaldoentorno #maisaguasclaras #opasquimdobrasil #pautanacional  #consultarimoveis #jornalismo


Nenhum comentário

Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!

Oferecimento Tribuna do Brasil & Agência Brasil