Page Nav

Grid

GRID_STYLE

Classic Header

{fbt_classic_header}


 

Destaques:

latest

Classic Header

DISTRITO FEDERAL | POLÍTICA - Mesa Diretora da CLDF desempenha um ótimo serviço à população do Distrito Federal.

Manter a regularidade dos trabalhos legislativos e administrativos é uma das funções da Mesa Diretora da Câmara Legislativa do Distrito Fede...



Manter a regularidade dos trabalhos legislativos e administrativos é uma das funções da Mesa Diretora da Câmara Legislativa do Distrito Federal



A atual Mesa Diretora da CLDF, além das ações e atividades comuns aos membros no exercício de suas funções, teve o desafio de manter, junto aos demais deputados da Casa, a continuidade dos trabalhos em meio a uma pandemia, com a necessidade da implantação de reuniões remotas, seguindo as orientações dos órgãos de saúde.

A Mesa Diretora da Câmara Legislativa é responsável pela direção dos trabalhos legislativos e dos serviços administrativos da Casa. Compõe-se de presidente, vice-presidente, primeiro secretário, segundo secretário e terceiro secretário, bem como de três suplentes de secretário. O mandato da Mesa Diretora é de dois anos. A mesa do biênio 2019/2020 é composta pelos seguintes deputados:
  • Presidente: Rafael Prudente (MDB)
  • Vice-Presidente: Delmasso (Republicanos)
  • 1° Secretário: Iolando (PSC)
  • Suplente: Jorge Vianna (Podemos)
  • 2° Secretário: Robério Negreiros (PSD)
  • Suplente: Roosevelt Vilela (PSB)
  • 3º Secretária: Jaqueline Silva (PTB)
  • Corregedor: José Gomes (PSB)
  • Ouvidor: Daniel Donizet (PL)
  • Procuradora Especial da Mulher: Júlia Lucy (Novo)
Segundo o Regimento Interno da Câmara, são funções da Mesa Diretora: propor, privativamente, à Câmara Legislativa, a criação de cargos ou funções, necessários aos seus serviços administrativos, assim como a fixação dos respectivos vencimentos, obedecido o princípio da paridade e, ainda, sua extinção quando for o caso; propor créditos e verbas necessários ao funcionamento e de seus serviços; tomar providências necessárias à regularidade dos trabalhos legislativos e administrativos; encaminhar as prestações de contas anuais da Mesa Diretora ao Tribunal de Contas competente ou órgão estadual incumbido dessa tarefa; propor ou expedir os atos necessários à abertura de créditos adicionais suplementares e/ou especiais; orientar os serviços das assessorias da Câmara; baixar os "atos" e "editais" pertinentes às atividades legislativas e administrativas da Casa; expedir, por qualquer um de seus membros, as indicações despachadas pelo Presidente.

Desde o início do biênio, os membros da diretoria buscaram dar continuidade aos trabalhos que já vinham sendo realizados anteriormente, especialmente no que diz respeito às questões administrativas, apresentando projetos que instituem o quadro de pessoal, plano de cargos e carreiras, resoluções referentes aos salários dos servidores e jornada dos assessores parlamentares, entre outras ações. Para o presidente da Casa, Deputado Rafael Prudente (MDB), o enfoque do trabalho no setor administrativo foi bastante positivo. "Nós procuramos focar no administrativo no sentido de organizarmos as resoluções, o regimento, definirmos algumas questões importantes para a Casa Legislativa e ao que diz respeito ao trabalho dos servidores propriamente dito. Tem sido um trabalho bastante positivo no sentido de darmos continuidade à organização da Câmara, sem descuidar das questões externas que fazem parte do trabalho de cada deputado," pontua o emedebista.

Para o vice-presidente da Casa, outro ponto de destaque diz respeito à valorização dos servidores e à diversidade da composição da Mesa Diretora. "Entendemos que o trabalho deles [servidores] transcende a administração e reconhecer os esforços e dar autonomia para as atividades serem realizadas é algo fundamental em qualquer organização, principalmente em uma organização pública que precisa de eficácia, eficiência e efetividade nos seus trabalhos. Junto a isso vem à modernização de uma série de processos internos, que indiretamente afetam o bem-estar da cidade. Por fim, destaco que é uma Mesa plural, com diferentes representações partidárias, o que tem enriquecido nossos diálogos e decisões", destaca Delmasso (Republicanos).

*Pandemia*

Logo no início da pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19), a Mesa Diretora publicou um ato suspendendo todas as atividades presenciais no âmbito da Câmara, para fins de prevenção à infecção e propagação da COVID- 19. Desde a publicação do Ato, as votações e deliberações dos deputados passaram a ser realizadas através de Sistema Remoto. "O período do trabalho remoto foi um grande desafio para nós todos, porque não estávamos preparados, no entanto, nós enfrentamos o desafio e conseguimos desenvolver um bom trabalho que transcorreu, dentro das nossas limitações, positivamente", afirma o presidente Rafael Prudente (MDB).

Atualmente, a Câmara está aberta para o atendimento ao público em horário específico, número reduzido de pessoas no interior da Sede e realiza presencialmente as Sessões Ordinárias, Extraordinárias, mantendo as reuniões de Comissões e Audiências Públicas de maneira remota.

"Assim que identificamos a gravidade em relação à pandemia no DF, para zelar com a saúde da população e também dos próprios servidores, passamos um período com reuniões remotas, mas, isso não atrapalhou o andamento da Casa; nós da Mesa tínhamos reuniões quase que diárias, toda a Câmara, de forma muito ativa, seguiu auxiliando o Executivo nas tomadas de decisões. Eu tenho a consciência muito tranquila de que a Câmara fez o seu papel, os deputados atuaram de forma exemplar e a Mesa sempre foi direcionando. A discussão para reabertura demandou algumas semanas para que todas as medidas de segurança fossem tomadas, para que pudéssemos retomar os trabalhos de forma presencial. Então, só posso dizer que é uma Mesa bastante ativa, onde o Presidente preza que haja democracia nas nossas decisões e isso faz com que o trabalho flua e aconteça da melhor forma," finaliza o deputado Delmasso (Republicanos), vice-presidente.


REDAÇÃO TRIBUNA DO BRASIL


Uma marca do Grupo

Nenhum comentário

Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!