Page Nav

HIDE

Latest Posts

TRUE
{fbt_classic_header}

GRUPO M4 COMUNICAÇÃO

Últimas Notícias:

latest

Destaque TOPO - 970x250 - GRUPO M4

Academia Experimental de Música de Brasília abre suas portas em parceria com o SESI

   O público brasiliense interessado em arte, música e dança já pode ter acesso à uma série de atividades ofertadas pela Academia Experiment...

  



O público brasiliense interessado em arte, música e dança já pode ter acesso à uma série de atividades ofertadas pela Academia Experimental de Música de Brasília – AEMB, dentro do Programa de Música da Indústria. A abertura de vagas para novos alunos tem o propósito de captar e desenvolver novos talentos, capacitar e qualificar músicos instrumentistas de orquestras, corais, bandas, baterias, fanfarras dentre outros instrumentos em prática de conjunto visando não só o domínio do seu instrumento, mas também a compreensão prática de sua conduta dentro de uma atividade em grupo.

Numa retomada necessária da convivência social e oportunizando os relacionamentos interpessoais cerceados durante a pandemia da COVID-19, os alunos egressos da AEMB, além da iniciação ou aperfeiçoamento presencial na música, também poderão adquirir vasta experiência curricular nas atividades complementares previstas como apresentações, concertos, mostras, eventos culturais, cursos livres de curta duração, painéis, palestras, dentre outros.

Cursos e serviços oferecidos na ESCOLA FORMATIVA da Academia Experimental de Música de Brasília: CANTO CORAL; PERCUSSÃO; TECLADO; VIOLÃO; VIOLINO; VIOLA CLÁSSICA; VIOLONCELO; CONTRABAIXO ACÚSTICO; ACORDEON; DANÇA DE SALÃO; CURSOS LIVRES DE CURTA E MÉDIA DURAÇÃO; CURSOS MODULARES; CURSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA, OFICINAS; MASTER-CLASSES; WORKSHOPS; PRÁTICA DE CONJUNTO; PRÁTICA DE ORQUESTRA; PRÁTICA DE CANTO CORAL; CHORO. A princípio serão disponibilizadas vagas para violino, percussão, teclado e canto coral nas cidades de Taguatinga e Plano Piloto, e brevemente em outras regiões do DF.



Essa iniciativa é uma parceria inédita entre o Coro Lírico de Brasília e o Sesi/DF. “A Academia Experimental de Música de Brasília tem como objetivo proporcionar aos alunos experiências relacionadas à música clássica, lírica, popular, instrumental e vocal, choro, arte cênica, arte visual, dança, teatro, dentre outras manifestações artísticas. Além de descobrir novos talentos e conectar pessoas, a AEMB em seu Conselho Consultivo Permanente visa o constante aperfeiçoamento de metodologias voltadas para um saber contextualizado através da interdisciplinaridade e da interação entre a teoria e a prática. Nela, tanto os alunos quanto o público em geral terão verdadeira imersão no mundo da música, tendo também a oportunidade de interagir com profissionais altamente qualificados e artistas consagrados, seja pelas atividades formativas contínuas ou pontuais, ou ainda pelas apresentações programadas”, explica o diretor da Academia, maestro Alan Moreira.

Maestro Alan Moreira



Todas as atividades formativas tem valores praticados bem acessíveis, em especial para industriários e seus dependentes, conveniados e também um valor diferenciado para o público em geral. A faixa etária é para interessados acima de 7 anos de idade. As aulas são em grupo e tem lotação máxima de alunos, de acordo com a disponibilidade de cada modalidade oferecida. Acesse já o portal www.aemb.com.br.

Sobre o Programa de Música da Indústria

Criado na década de 70 o programa visa a integração de alunos das escolas do SESI-DF, trabalhadores da indústria e do Sistema Fibra (e seus dependentes), funcionários de empresas industriais e a comunidade de todo o DF e entorno, com as atividades sendo desenvolvidas nas dependências do Sesi-DF.

Com referência nacional, já despertou habilidades musicais no público brasiliense descobrindo talentos como: Davi Junker, Emílio de César, Nelson Matias, Célia Junker, Edson Dias Carvalho e tantos outros músicos que se tornaram profissionais renomados, professores, regentes, musicistas, mestres, doutores. Vale ressaltar que até a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro contou com músicos formados neste exitoso programa.

Sobre o Coro Lírico de Brasília

O início dessa história foi com a chegada do Coro Lírico de Brasília na década de 1980. Criado para preencher uma lacuna existente no cenário lírico brasiliense, o Coro Lírico de Brasília (CLB) vem demonstrando com o passar do tempo uma grande capacidade para enfrentar as dificuldades de uma companhia privada, mas também de ter a resiliência necessária para seguir com seus propósitos.

No princípio o Coro Lírico de Brasília deu sustentação para as produções operísticas da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro. Atuou em todas as montagens realizadas pela OSTNCS com os maestros Emílio de César, Silvio Barbato e Cláudio Cohen, entre outros. Com destaque para as comemorações do centenário da morte de Verdi em 2001.

Em seu repertório destacam-se CARMINA BURANA de Carl Orff; LA BOHÉME de Puccini; CARMEN de Bizet; UM BALLO IN MASCHERA e RIGOLETO, de Verdi, dentre outras. E como regentes convidados o Coro Lírico de Brasília já teve os maestros Emilio de Cesar, Adriana Braga, Silvio Viegas, Alan Moreira, Deyvison Miranda, Izabela Sekeff, Marconi Araújo.

O Coro Lírico de Brasília, primeiro coral profissional da cidade consagrado pela crítica especializada, também participou do lançamento da primeira, da segunda e da terceira edição do FESTIVAL DE ÓPERA DE BRASÍLIA, projeto pioneiro da Secretaria de Cultura do Distrito Federal lançado e realizado pela Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro em 2011, sob a direção artística do Maestro Cláudio Cohen. Na oportunidade interpretou as seguintes Óperas: Il Pagliacci de Ruggero Leoncavallo; Cavalleria Rusticana de Pietro Mascagni; Carmen de Georges Bizet; La Boheme de Puccini; Olga de Jorge Antunes; Concerto de Mozart; Concerto de Tributo a Puccini; Concerto Verdi & Wagner.

 

SERVIÇO:

CURSOS – ACADEMIA EXPERIMENTAL DE MÚSICA DE BRASÍLIA

Inscrições abertas! Informações: www.aemb.com.br

 



Nenhum comentário

Obrigado por contribuir com seu comentário! Ficamos felizes por ser nosso leitor! Seja muito bem vindo! Acompanhe sempre as nossas notícias! A equipe Tribuna do Brasil agradece!

Oferecimento Tribuna do Brasil & Agência Brasil